Crea-PE e Aries articulam parceria para o Projeto Recife 500 Anos

Diretor da agência responsável pelo projeto esteve na sede do Conselho para apresentar a iniciativa e articular a participação dos engenheiros

Como você imagina a cidade do Recife no dia 12 de março de 2037? Não, não se trata de uma data aleatória, mas quando a capital pernambucana completará 500 anos de fundação. E para responder à pergunta, ou melhor, para planejar o Recife do futuro, surgiu em 2013 o Projeto Recife 500 Anos, iniciativa voltada para desenvolver uma proposta urbanística de longo prazo que conta com a participação do poder público e da sociedade civil organizada com apoio da Prefeitura do Recife, do Núcleo de Gestão do Porto Digital, entre outros atores. Na última terça-feira (27), a nova gestão do Crea-PE se reuniu com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) para estabelecer estratégias por meio das quais os engenheiros poderão participar deste ousado projeto.

Marcos Baptista (à esquerda), diretor da Aires, e Adriano Lucena, presidente do Crea-PE se conversam sobre participação do conselho no projeto Recife 500 anos.

Na reunião, Marcos Baptista, diretor da Aries, apresentou à equipe do Crea o histórico do Projeto Recife 500 Anos, o grupo gestor, as estratégias e as parcerias já firmadas. A ideia é aproximar a iniciativa do Conselho. “A expectativa é que o Crea-PE esteja junto da Aries na construção do futuro do Recife. Não é possível pensar no futuro sem os engenheiros, profissionais essenciais para o desenvolvimento da cidade. É preciso que todos estejam cientes deste plano a longo prazo, que prevê uma série de intervenções na cidade. Elas vão exigir uma especialização em engenharia e o auxílio desses profissionais”, afirmou Marcos. A Aries é uma organização dedicada aos estudos sobre o futuro das cidades e atua como facilitadora do processo de planejamento de longo prazo do Recife.

Flávio Domingues, assessor especial da presidência do Crea-PE, defende que é impossível pensar o futuro sem a participação das engenharias, da agronomia e geociências. “Para construir uma cidade é preciso profissionais como os engenheiros. Recife já foi a maior cidade das américas e o projeto Recife 500 Anos é fundamental para que haja um entendimento e um resgate desse passado, já projetando o futuro. O Crea-PE está muito satisfeito em participar desse trabalho, que conta com pessoas competentes e interessadas na construção de um Recife moderno”, destacou Flávio Domingues.

Para mais informações sobre o Recife 500 anos, acesse o site oficial do projeto.