Crea-PE e IFPE serão parceiros na promoção da valorização profissional

A reitora eleita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Cláudia Sansil, esteve no Crea-PE, na tarde desta segunda-feira (04), para uma visita de apresentação ao presidente José Mário Cavalcanti. A reitora propôs estabelecer um convênio de cooperação técnica para valorização do profissional técnico.

Durante a reunião, José Mário falou sobre as ações do Conselho como o trabalho desenvolvido em Palmares depois da enchente que destruiu a cidade, a tecnologia usada para fornecer 27 mil laudos técnicos em um mês. “O Crea-PE chegou a ser exemplo divulgado no Conselho Nacional de Defesa Civil pelo bom trabalho realizado por nossos profissionais”, contou José Mário.

O presidente do Crea-PE aproveitou para falar do projeto de integração continental Pensar as Américas. “O projeto consiste integrar as áreas do conhecimento nos ramos da tecnologia, educação e mobilidade nacional. Realizamos o primeiro seminário no Recife com a participação de profissionais do Canadá até a Argentina. Hoje, o projeto foi absorvido pela União Panamericana de Engenheiros (Upadi) que está empenhada em desenvolvê-lo”, explicou.

Para José Mário, esse estreitamento da relação entre as instituições federais é um passo importante. “Eu acredito na formação técnica com qualidade e em quantidade porque é a mão-de-obra que mais necessitam no momento”, falou o presidente. Segundo a reitora Cláudia Sansil, a média de empregabilidade do IFPE está em torno de 80% e na área de engenharia é de 100%. “Tem muito aluno que já sai empregado do curso”, comentou Sansil. A reitora ainda brincou com relação à afinidade que teve com o presidente José Mário. “Se você pudesse, eu o levaria para dirigir um campus”.

O presidente do Crea-PE ainda falou sobre a formação política dos estudantes e informou da criação do Crea-JR com representantes do IFPE, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Católica (Unicap). “Vamos trazer os estudantes para participar do Sistema Confea/Crea e preparar as lideranças futuras. Depois da próxima reunião, o Confea custeará a ida dos coordenadores para Brasília e depois para a 68ª Semana da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em Florianópolis”, adiantou José Mário.

Vanessa Bahé

ASC Crea-PE