Crea-PE

CREA-PE entrega estação total a FACIAGRA

Na foto da esquerda para direita: Roberto Ricelino coordenador do curso de agronomia da FACIAGRA, Marciléa Neiva diretora da Faciagra, Rosa Maria diretora da AEDA (Autarquia Educacional do Araripe), Socorro Pimentel deputada estadual de Araripina, Fernando Lapenda presidente em exercício do CREA-PE, Raimundo Pimentel, prefeito de Araripina e o chefe de Gabinete do CREA-PE, Joadson Santos.

No último dia 28, o presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Fernando Lapenda, juntamente com o chefe de Gabinete, Joadson Santos, entregaram uma Estação Total a Faculdade de Ciências Agrárias do Araripe (FACIAGRA) em parceria com o 3º Centro de Geoinformação do Exército (3º CGEO). Representando a instituição, estavam a diretora da FACIAGRA, Marcélia Neiva e o coordenador do curso de agronomia, Roberto Ricelino. Já a Autarquia Educacional do Araripe (AEDA) foi representada pela diretora, Rosa Maria.  Também estiveram presentes o Prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel e a deputada estadual, Socorro Pimentel.

A FACIAGRA reconhece a importância do equipamento para a instituição e principalmente para o uso e benefício dos seus alunados.

Entenda mais sobre o equipamento

Estação Total ou Taqueômetro é um equipamento para medições topográficas, que faz medições de ângulos verticais e horizontais e também de distâncias lineares. Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então, emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento.

Pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta da estação o computador interno calcula os ângulos e distâncias armazenando os pontos em sua memória interna. Após pegar todos os pontos necessários para a medição, basta baixar os dados em um computador e desenhar o terreno ou construção aferida.

Pular para o conteúdo