Crea-PE participa do Dia Mundial da Limpeza

Movimento reúne milhões de pessoas em 150 países com a missão de limpar o planeta em um único dia; Conselho vai disponibilizar pontos de coleta de material reciclável

Neste sábado (18) milhões de pessoas de todo mundo irão desempenhar a nobre missão de limpar o planeta! O Dia Mundial da Limpeza, movimento cívico que acontece em 180 países, está em sua 4ª edição e os voluntários vão realizar uma série de atividades coordenadas para limpar as cidades, rios e comunidades. O Crea-PE apoia a ideia e vai disponibilizar sua sede como ecoponto nesta sexta-feira (27), recebendo resíduos reciclados para posterior doação para a Cooperativa de Catadores Profissionais do Recife Pró-Recife.

Nielsen Christianni, superintendente do Conselho, explica que ao longo da quinta-feira (15) os gestores de cada setor irão orientar os demais colaboradores sobre a importância da ação e estimular o despejo de material reciclável nos ecopontos. “O Crea-PE é entusiasta do debate sobre a sustentabilidade e aposta no espírito de cooperação para a construção de um mundo mais limpo. A data também serve como um convite para refletir sobre nossos hábitos adotados durante o ano todo. Que as pessoas atingidas pela ação sejam capazes de otimizar sua relação com o meio ambiente e multiplicar as boas práticas para amigos e familiares”, disse.

Materiais que serão arrecadados:
• Recicláveis (plástico, papel, papelão, metal, vidro)
• Resíduos Eletrônicos

A engenheira ambiental e conselheira do Crea-PE Thaís Patú é uma das líderes da iniciativa em Pernambuco. Para ela, a soma de esforços dos parceiros é fundamental para o sucesso da mobilização. “Enquanto cidadão, temos o dever de cuidar do meio em que vivemos, mudando hábitos e costumes como o consumo, cada vez mais desenfreado. É preciso estimular a sociedade a repensar seu modo e estilo de vida, com maior qualidade. Dessa forma, o movimento espera que todos possam se unir por um mundo mais limpo”, conta.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA
O movimento começou em 2008 na Estônia, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em cinco horas. A ideia cresceu e hoje é liderada globalmente pelo Let´s Do It World. No Brasil, as ações são coordenadas por pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e pela Teoria Verde e contam com voluntários estaduais e municipais.

Em Pernambuco, o movimento conta com parcerias de prefeituras, instituições como o Rotary Club do Recife Largo da Paz, Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas de Pernambuco(AEAMBS-PE), Porto de Suape e Crea-PE.

A criação de cidades seguras, resilientes e sustentáveis é uma das principais prioridades dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados por todos os Estados Membros das Nações Unidas. Este objetivo só pode ser alcançado envolvendo todos os cidadãos. O Dia Mundial da Limpeza é uma ótima maneira de reunir as pessoas, agindo coletivamente na redução dos efeitos nocivos das mudanças climáticas e aumento da responsabilidade compartilhada.