O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) disponibilizou, desde o último dia 11 de abril, via Sitac, acesso gratuito às Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aos profissionais que estejam adimplentes com o Conselho e desejem ter acesso ao benefício.
Antes, por meio de um convênio firmado entre o Sistema Confea/Crea e Mútua, os profissionais adimplentes podiam consultar as normas por um tempo determinado e obter as que eventualmente desejassem, com desconto de 66%. Na atual gestão, esforços foram feitos para garantir o direito sem restrições de tempo de acesso e obtenção dos dispositivos, sem custo. Essas conquistas têm possibilitado aos conselheiros consultarem as normas para subsidiar os pareceres dos processos que seguem para as câmaras especializadas.
“Essa é uma conquista de todos. As normas são indispensáveis para os profissionais do Sistema, na medida em que os projetos só podem ser aprovados pelos órgãos competentes, se estiverem dentro do que é determinado pelos dispositivos. Não é coerente que, tendo que trabalhar com base nas especificações das normas, o profissional precise pagar por elas. Perpetuar essa prática seria injusto com os profissionais. Fazendo uma comparação, seria o mesmo que não permitir que nós, profissionais do Sistema, não tivéssemos acesso à legislação que rege as nossas atividades e que dispõe sobre as atribuições de todas as profissões das áreas tecnológicas”, observa o presidente do Crea-PE, engenheiro Adriano Lucena.
Passo a Passo
De acordo com informações prestadas pelo assessor de Tecnologia da Informação (TI), do (Crea-PE), Joás Evangelista, os profissionais interessados devem acessar o site do Crea-PE (www.creape.org.br), no menu “principais serviços”, clicar no portal Sitac e colocar login e senha pessoais no ambiente do profissional. Nele, escolher a opção protocolo, clicar em cadastrar protocolo e, no grupo de assunto, selecionar “solicitar normas técnicas”. Em seguida, no espaço próprio para descrição do protocolo, digitar o (s) número (s) da (s) norma (s) que deseja adquirir.
De posse da solicitação, a equipe de TI disponibilizará o (s) dispositivo (s) solicitado (s), para que os requerentes possam fazer o (s) download (s) e, caso deseje, a impressão do (s) documento (s).