Crea-PE realiza primeira reunião do Colégio de Entidades Regionais no 2° Seminário de Lideranças

DSCF8191O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, coordenou, na tarde do sábado (30), no 2° Seminário de Lideranças Regionais, realizado no Caruaru Park Hotel, durante os dias 29 e 30, a primeira reunião do Fórum das Entidades, formado por presidentes e representantes das entidades que formam o Colégio de Entidades Regionais. Na reunião, juntamente com o presidente, estava também o chefe de Gabinete do Crea-PE, Joadson de Souza Santos.

Na pauta do encontro, foram contempladas as discussões sobreas ações para o fortalecimento das entidades, disponibilidade das mídias do Crea-PE, inclusive, para divulgação das eleições das entidades e eleição do Colégio de Entidades Regionais (CDER).

Sobre o primeiro ponto da pauta, houve questionamentos quanto ao papel do Crea-PE frente à situação das entidades de classe que enfrentam burocracias para obter o registro no Conselho. O presidente do Conselho também foi questionado sobre a atuação do Regional, quanto à decisão de suspensão do repasse dos percentuais dos valores pagos às entidades, quando do recolhimento oriundo do pagamento das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

Em resposta aos dois questionamentos, o presidente explicou que cumpre os dispositivos legais aos quais os Creas estão submetidos, no entanto, em fóruns pertinentes, como no Fórum dos Presidentes dos Creas do Nordeste e no Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua defende os interesses das entidades a exemplo das alterações que propôs, quando do estudo em conjunto com outros presidentes, das Resoluções n°s. 1.018 e 1.019, que dispõem sobre o registro das entidades de classe no Sistema. “Propusemos alterações com relação à diminuição do tempo exigido para que uma entidade, depois de criada, obtenha o registro no Conselho”, explicou Evandro, acrescentando que “quanto aos repasses que estão suspensos, no momento em que houver a determinação contrária, faremos o repasse de todos os valores destinados às entidades que estiverem regulares”, afirmou.

Ciente das dificuldades enfrentadas pelas entidades, inclusive, no que se refere ao cumprimento de exigências legais de publicações e de divulgação de cursos e atividades desenvolvidas, Evandro Alencar colocou à disposição de todos, espaço para divulgação nas mídias do Conselho.

O grupo decidiu ainda que a eleição do coordenador do CDER será feita na próxima reunião, marcada para as 16h, do dia 03 de fevereiro, na sede do Crea-PE.

Por sugestão do presidente do Crea-PE, foi formado um grupo composto pelos presidentes do Sintec-PE, Jessé Barbosa Lira, da Assenge Unicap, Jairo Lopes da Silva e da AEAMB-PE, José Luis Gomes Pereira Loureiro, com o objetivo de estudar mais profundamente a legislação que trata das relações entre o Conselho e as Entidades. Também por sugestão de Evandro Alencar, os membros do CDER vão avaliar a possibilidade de criação de uma tabela de honorários que contemple os valores da prestação de serviços das diversas categorias profissionais.

Participaram do encontro pela Aeape, Antônio Ferreira Filho, AEP-PE, José Rodolfo Rangel Moreira Cavalcanti, AESPE, Luiz Antônio de Melo, Abenc-PE, Stênio de Coura Cuentro, Apeef, Josemário Lucena da Silva, Apeet, Tales Antônio Maurício Lima, Assea, Elvís Carlos Militão de Carvalho, Ipeape, Eli Andrade e pelo Senge-PE, Fernando Rodrigues de Freitas.

Também participaram da reunião representantes de entidades convidadas como: Sintec-PE, Jessé Barbosa Lira; Sintag-PE, Manoel Bernardes da Silva Neto; Assenge Unicap, Jairo Lopes da Silva; AEAMB-PE, José Luis Gomes Pereira Loureiro; Assaepre, Ernesto Gurgel do Amaral Sobrinho; Assengea, José de Souza Costa Filho; Aseag, José Flávio Bezerra e; ABEE-PE, Maurício José Viana.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE