Engenheira Andrea Fittipaldi lança livro baseado em tese de doutorado nesta quinta no Crea-PE

Evento acontece a partir das 15h no auditório do Conselho e contará com a presença da autora de Modelo Estrutural de Integração de Sistemas de Gestão

O Crea-PE recebe nesta quinta-feira (23), a partir das 15h, o evento de lançamento do livro Modelo Estrutural de Integração de Sistemas de Gestão (MEISG). De autoria da engenheira civil e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Andrea Diniz Fittipaldi, a obra é baseada em sua tese de doutorado. O evento, que contará com a presença da escritora, é aberto ao público e acontece no auditório do Conselho.

O livro explora o MEISG, que tem como objetivos orientar as empresas na integração de seus sistemas de gestão, propor uma sequência de implementação para os requisitos das normas e proporcionar maior familiaridade das organizações com eles. A autora destaca que o modelo foi aplicado para integrar Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental e de Segurança e Saúde Ocupacional, com base nas normas NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.

O MEISG tem a pretensão de atender a uma demanda de mercado, aumentando a competitividade das organizações que adotam a integração dos sistemas como estratégia de melhoria de desempenho.

“O livro é a realização de um sonho. Na defesa do doutorado, os integrantes da banca me disseram que eu deveria escrever um livro sobre a tese. Após cinco anos aprimorando a tese e o resultado é este livro. Trata-se de uma ideia inédita, que não tem no mercado, e vai poder auxiliar quem trabalha com sistemas de gestão. Eu já fui colaboradora do Crea entre 2006 e 2011 e tenho um amor muito grande por este Conselho. Poder lançar meu livro nesta casa que representa os engenheiros é uma satisfação muito grande”, disse Andrea Fittipaldi.

Andrea Diniz Fittipaldi é formada em engenharia com mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia Civil, todos pela UFPE. Possui experiência com Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), área onde atua desde 1999, e com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO).  É Lead Assessor pela BRTUV e foi auditora externa de certificação pela BRTUV ao longo do ano de 2010. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE.