Engenheira civil Andrea Fittipaldi lança livro no Crea-PE

Modelo Estrutural de Integração de Sistemas de Gestão (MEISG) é fruto da tese de doutorado defendida pela escritora

O Crea-PE foi palco para o lançamento do livro Modelo Estrutural de Integração de Sistemas de Gestão (MEISG) da engenheira civil e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Andrea Diniz Fittipaldi nesta quinta-feira (23). A publicação é resultado da sua tese de doutorado. “A ideia desse livro iniciou exatamente no dia 30 de setembro de 2016, porque foi quando eu defendi minha tese de doutorado e a banca, conversando entre os membros mesmos, disse: você deveria escrever um livro sobre sua tese”, lembra Andrea.

A sugestão do livro, segundo ela, foi para abranger um público maior, já que nem todo mundo pega uma tese inteira para ler. “Porque é muito material, é muita informação para ficar desperdiçada. No livro, você vai extrair as principais informações, a principal essência e vai desenvolver um livro e eu fiquei com aquela ideia na cabeça”, recorda a escritora.

Por questões pessoais, o livro só veio ganhar vida depois que ela passou no concurso para professora na Universidade Federal de Pernambuco. “Aí quando eu estava na Federal, que passei no concurso da Federal, que eu estava tranquila, eu decidi voltar para a ideia do livro. E aí recomecei a escrever. Tirei realmente a essência da minha tese. Eu consegui, de uma tese de mais de 200 páginas, deixar o livro relativamente pequeno, com uma linguagem bem mais didática, qualquer pessoa que lê vai ser fácil, vai ser tranquilo de compreender”, declara a engenheira.

CONVITE
“Depois de dois, três meses que o livro já foi publicado estamos aqui no lançamento”, celebra Andrea, que lembra que o convite de lançar o livro no Crea foi uma sugestão do próprio presidente do Conselho, Adriano Lucena. “No ano passado, quando nós fizemos uma live eu disse que estava terminando um livro, que ia publicar, aí o presidente do Crea até disse: o lançamento vai ser no Crea. Então hoje é um dia de grande felicidade para mim. Realmente é uma realização”, festeja a escritora.

“O lançamento do livro é um marco na nossa gestão, trazendo uma engenheira, faltando poucos dias para a gente fazer o lançamento do Programa Mulher, que é um programa para fortalecer a mulher na engenharia, na geociência, na agronomia. Ela sendo protagonista nesse novo momento em que o País precisa viver desse protagonismo da mulher, da engenharia e do conhecimento”, destaca Lucena.

O presidente do Crea classifica o lançamento de um livro como um marco na vida de qualquer cidadão. “Quando você lança um livro é sinal que você tem conteúdo, sinal que você tem determinação, você tem objetivo, você conhecimento para espalhar e distribuir com as outras pessoas. A gente se sente extremamente orgulhoso em estar participando desse momento e deseja a Andrea muito sucesso”, felicitou Lucena, lembrando que Andrea tem uma grande parcela de contribuição no próprio Crea. “A vida de Andrea passa pelo Crea. Ela já trabalhou aqui de forma institucional, foi colaboradora do Crea e deixou uma marca muito forte na questão da qualidade da gestão do ex-presidente Roberto Muniz. O Crea é muito grato a Andrea”, reconhece o presidente.

MODELO
Sobre o tema do livro, Andrea explica que criou, para quem trabalha com sistemas de gestão, um modelo para integrar os sistemas. Tal modelo contempla o sistema de gestão da qualidade, baseado na ISO 9001, o sistema de gestão ambiental, baseado na ISO 1401, o de segurança e saúde, baseado na 45001 e tem também gestão de risco, baseado na 35000. “Eu elaborei uma forma das empresas já implantarem eles integrados e permitir uma melhor e uma maior familiaridade das empresas com os requisitos”, explica.

Para Andrea, um dia extremamente marcante na sua vida foi quando – para fazer a validação do modelo ela aplicou a tese na Usina Hidrétrica de Xingó – os funcionários começaram a falar sobre os módulos com muita propriedade, familiarizados com o modelo. “Eles falando sobre os módulos do modelo numa tranquilidade e conhecendo e eu disse: atingi meu objetivo, que, além deles integrarem, era eles ficarem familiarizados com os requisitos”, comemora.

EVENTO
O lançamento contou com a presença do vice-presidente do Crea, Stênio Cuentro, amigos e colegas de trabalho. Mas uma presença especial se destacou: Horácio Mário Fittipaldi, engenheiro eletricista, 84 anos, o pai de Andrea. “Eu estou muito emotivo. Eu me considero um homem muito rico, milionário com os quatro filhos que eu tenho. Teve uma pessoa na minha vida que foi muito importante para que isso acontecesse: minha primeira mulher, a mãe dos meus filhos. Foi uma mãe espetacular. Todo o dia eu agradeço a ela, porque ela foi uma verdadeira gerente dos filhos. O mais velho é médico, o segundo é engenheiro eletricista, a terceira é arquiteta e Andrea, a caçula, é engenheira civil”, declara Horácio, que ressaltou: “Eu tenho muita vaidade dos meus filhos. Eles só me deram satisfação e alegria”.

Andrea Fittipaldi é formada em engenharia com mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia Civil, todos pela UFPE. Possui experiência com Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), área onde atua desde 1999, e com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). É Lead Assessor pela BRTUV e foi auditora externa de certificação pela BRTUV ao longo do ano de 2010. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE.