Estudantes do curso de Edificações do IF Sertão visitaram Crea-PE

Alunos foram recebidos pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, vice-presidente, Stênio Cuentro, e superintendente Técnico, Nielsen Christianni

Uma turma de 33 alunos do curso técnico de Edificações do IF Sertão (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano) teve seu primeiro contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Eles foram apresentados ao Conselho, conhecendo as atribuições da entidade que vai acolhê-los ao saírem da universidade. A visita foi conduzida pelo professor do IF Sertão, Armando Venâncio Ferreira.

Logo no início, a turma foi recebida pelo primeiro vice-presidente do Crea-PE e presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis de Pernambuco (Abenc-PE), Stênio Cuentro. Na sua fala, Cuentro explicou sobre o Crea Jr Pernambuco, programa que busca a integração entre o Crea e os estudantes dos cursos de graduação vinculados ao Sistema Confea/Crea. Ele ainda falou aos futuros tecnólogos de projetos do Crea, como a assistência na recuperação ao Edifício Holiday.

Na sequência, o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, fez uma apresentação sobre a estrutura do Crea, suas atribuições e funcionamento. Ele citou os papéis do Conselho: defesa da sociedade; garantia do exercício profissional; garantia do cumprimento da ética profissional; e valorização das profissões. Ao final de sua apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o Conselho.

A ideia de trazer os alunos para o Crea-PE partiu do professor Armando Venâncio Ferreira. Ex-conselheiro do Crea, ele bem sabe a importância do Conselho na vida dos profissionais. “Aproveitamos nossa vinda a Ficons (Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção) e combinei com Adriano (Lucena, presidente do Crea-PE), que abriu as portas para nossa chegada”, explicou o professor.

“O Crea é nosso. Dos professores, dos profissionais, dos estudantes e da sociedade. Nós temos que saber que a engenharia é aquela que transforma a vida das pessoas”, afirmou Lucena aos estudantes. O presidente do Crea-PE ainda destacou: “a engenharia não destrói os rios, não fecha as passagens dos riachos, não constrói casas que não sejam devidamente habitadas por pessoas. Precisa ter água, saneamento. Tem que ser um espaço em que as pessoas se sintam bem.”

Adriano Lucena aproveitou a visita para reforçar a importância da participação dos profissionais, desde o início de sua carreira, na vida do Conselho, com contribuições para transformar um Crea para todas as modalidades e para todos. “Juntos, nós somos infinitamente mais fortes. Sintam-se em casa”, garantiu o presidente do Conselho pernambucano.