Crea-PE

Hoje é comemorado o Dia da Árvore

imagesConsciente da importância da data e, congregando profissionais de diversas áreas que trabalham diretamente com atividades que envolvem a flora, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) se junta a todos os setores e órgãos para fortalecer a importância da comemoração do Dia da Árvore. No Brasil, a data é que é comemorada hoje (quarta-feira, 21 de setembro), tem como principal objetivo conscientizar a todos os brasileiros sobre a necessidade de preservação das espécies. Em outras partes do mundo, as datas diferem da nossa, em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.Entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Skip to content