Capa > Arquivo > Lançamento do livro de Anita Prestes aconteceu no auditório do Crea-PE

Lançamento do livro de Anita Prestes aconteceu no auditório do Crea-PE

Recife, 22 de março de 2013


Em comemoração aos 115 anos de nascimento do líder comunista Luiz Carlos Prestes, a historiadora Anita Prestes lançou, nesta sexta-feira (21/03), o seu livro “Luiz Carlos Prestes – Combate por um partido revolucionário – (1958 – 1990)” pela editora Expressão Popular, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). 

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, destacou a importância histórica de Luiz Carlos Prestes, conhecido como Cavaleiro da Esperança e agradeceu a vinda da historiadora para revelar um aspecto pouco conhecido do público: vida dele como engenheiro militar. Por esse aspecto, o presidente José Mário propôs à Comissão do Mérito do Crea-PE indicá-lo para homenageá-lo a Medalha do Mérito da Engenharia, durante a SOEA, em setembro deste ano, em Gramado.

O superintendente do Crea-PE, Roberto Arrais, destacou o quanto era importante o exemplo de Luiz Carlos Prestes para a sociedade e agradeceu a Anita Prestes por estar realizando esse estudos sobre o Cavaleiro da Esperança.

Anita Prestes falou sobre a última fase da vida de Luiz Carlos Prestes, dos anos de 1958 a 1990. Esses períodos são determinantes para entender o pensamento de Prestes tanto no ideal de manter a unidade da organização depois das denúncias do Stalinismo, no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), onde o Partido Comunista Brasileiro sofre uma diáspora, até 1980, quando o Cavaleiro da Esperança rompe com o partido e tenta passar seu legado de luta para que as massas consigam superar as contradições do sistema capitalista. Ao final da sua exposição, a historiadora realizou uma sessão de autógrafos. 

Antonio Alves
ASC Crea-PE
 

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates