Crea-PE

Mineração e paleontologia estão no debate do Crea Convida desta terça-feira

Encontro conta com a participação de duas especialistas no tema: a geóloga e professora da UFPE, Alcina Franca; e a bióloga Márcia Polck, da Agência Nacional de Mineração

A mineração e a paleontologia podem sim caminhar juntas e harmonicamente. Quem assegura isso é a geóloga e professora do Departamento de Geologia, da Universidade Federal de Pernambuco, Alcina Franca. A afirmação também é compartilhada pela bióloga Márcia Polck, chefe da Divisão de Paleontologia da Agência Nacional de Mineração.

Para comprovar essa possibilidade, Alcina Franca e Márcia Polck participam nesta terça-feira (10) do Crea Convida. Elas vão apresentar e debater o tema “Paleontologia e mineração em Pernambuco e o papel da AGP para a ampliação deste espaço de conhecimento”. A live também contará com a participação do geólogo Antônio Christino, diretor da Associação dos Geólogos de Pernambuco.

O encontro, transmitido ao vivo a partir das 19h pela TV Crea-PE, no YouTube, será um espaço, segundo Alcina, para ressignificar alguns conceitos preestabelecidos, tais como a crença  de que a presença de fósseis atrapalha a mineração ou que as mineradoras são vilãs. Na avaliação da professora, os achados fósseis podem ser um aliado da mineração, porque validam o local como uma área de registro pré-histórico. E a mineração contribui imensamente para os achados paleontológicos. Para entender esse novo olhar sobre o assunto, basta acompanhar a live desta terça-feira.

O equilíbrio entre as duas atividades será exemplificado em casos apresentados por Márcia Polck, já que a agência que ela trabalha fiscaliza as mineradoras. Márcia destaca como exemplo do geossítio o K-Pg Mina Poty, localizado na fábrica da Votorantim Cimentos, em Paulista. O local é o primeiro a ser descrito na América do Sul que contém indícios do meteoro que marcou o fim da Era dos Dinossauros. Márcia ainda destaca o trabalho de Pernambuco para a paleontologia.

Após a apresentação das especialistas da área, será aberto espaço para perguntas sobre o tema. Para participar, basta enviar os comentários pelo Chat do canal do YouTube. O debate está dentro da programação do Crea Convida, um espaço para abordar e trazer ao conhecimento não só dos profissionais e empresas, mas da sociedade, temas relevantes que têm impacto na qualidade de vida, segurança e saúde dos cidadãos.

Skip to content