Novos profissionais recebem registro em solenidade festiva

O Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realizou, ontem (12), mais uma entrega de registro aos novos profissionais das áreas tecnológicas que chegam ao mercado de trabalho. Na solenidade, estiveram presentes os presidentes do Sindicato dos Técnicos Industriais (Sintec-PE), Jessé Lira, da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, Jario Pinto, da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), Marco Maciel, do Clube de Engenharia (CEP), Alexandre Santos, o representante do Sindicato dos Engenheiros (Senge-PE), Gaio Barrocas, o chefe de gabinete do Crea-PE, Osvaldo Fonsêca, além do presidente do Crea-PE e anfitrião do evento José Mário Cavalcanti.

Após as boas vindas do presidente José Mário, o chefe de gabinete do Conselho, o arquiteto Osvaldo Fonsêca, apresentou aos profissionais a estrutura, atividades e legislação do Sistema Confea/Crea. Osvaldo deu destaque às resoluções 1.002, que dispõe sobre o código de ética, a 1.007, sobre o registro profissional, a 1.010, das atribuições profissionais, e a 1.025, sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnicos. “A ART é o documento mais importante do profissional. Com ela, vocês reúnem o Acervo Técnico que é o currículo oficial e atemporal. Deve ser anotado tudo, estudo, pesquisa, ensino, cargo técnico, medição, etc”, explicou o arquiteto. Osvaldo ainda falou sobre as linhas de atuação do Conselho, a fiscalização, a defesa da sociedade, o fortalecimento das entidades profissionais e a valorização profissional.

Após a explanação do chefe de gabinete, os profissionais assistiram a um vídeo institucional da Mútua, que é o braço assistencial do Sistema, e as boas vindas dos presidentes de entidades que compuseram a mesa. Jario Pinto, presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, alertou os novos profissionais com relação ao elevado número de acidentes de trabalho no Brasil. “Somos um dos países campeões em acidentes. As empresas internacionais procuram trabalhar conscientizando o profissionais”, disse.

Já o presidente da ABENC, Marco Maciel, foi breve desejando sucesso a todos e informando do 17º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis que será realizado no Recife. Representado pelo engenheiro Gaio Barrocas, o Senge-PE foi apresentado e colocado à disposição dos profissionais presentes.

“Sendo um bom técnico, você estará contribuindo em determinada obra e também com os engenheiros. Estamos buscando nosso espaço nos fortalecendo”, essas foram algumas das palavras de incentivo proferidas pelo presidente do Sintec-PE, Jessé Lira. Segundo explicou Jessé, o Sintec-PE defende as profissões e tem como principal luta a conquista do pisa salarial que gira em torno de R$ 1.940. “A expectativa é que após aprovado, buscaremos uma reforma para apresentar o valor atual”, complementou.

Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia, foi enfático. “Não há crescimento econômico sem obras. É impossível”, comentou. Santos aproveitou o espaço para conclamar a todos a se engajar em alguma entidade como forma de contribuir com o desejo social. Ao final, José Mário, presidente do Crea-PE, reforçou o convite das entidades. “As entidades organizam e fortalecem os profissionais em busca de um mundo melhor”, disse.

Veja as fotos do evento no Flickr do Crea-PE (www.flickr.com/photos/creape)

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE