Crea-PE

Pensar as Américas começa amanhã em busca de melhoria de vida

 

Pensar as Américas começa amanhã em busca de melhoria de vida
 
Começa amanhã (23), no Mar Hotel, em Boa Viagem, o 1º Seminário Panamericano Pensar as Américas 2010 – Integração, Solidariedade e Desenvolvimento, que irá reunir representantes dos países latinos para discutirem melhorias na economia e na urbanização das três Américas.  Entre os temas abordados estão: Matriz energética, Transporte, Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Políticas Públicas de Integração das Nações. Participam das palestras representantes de delegações da Colômbia, Haiti, Cuba,Venezuela, Canadá, Argentina e como convidada especial a Espanha.
 
O objetivo do encontro é envolver a comunidade tecnológica na discussão de temas de interesse comum e apresentar propostas para promover as políticas de integração das nações do Continente Pan-americano, visando o seu desenvolvimento com solidariedade.
 
O evento é uma realização do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com a coordenação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), da Unión Panamericana de Asociaciones de Ingenieros (UPADI) e do Colégio de Ingenieros de Venezuela (CIV),com apoio de demais organizações profissionais congêneres.  Representantes das nações americanas discutirão temas que visam oferecer melhores condições de vida às pessoas, combater à injustiça social e à pobreza e promover o desenvolvimento com responsabilidade socioambiental.
 
No primeiro dia de trabalho, três mesas redondas discutirão os seguintes temas: Políticas e Desafios para a Integração Pan-americana que tem como debatedores o embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre-Jean, e o economista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Costa Lima. O segundo tema, Visões Oficiais dos Governos dos Países do Continente Pan-Americano Sobre o Desenvolvimento e a sua Integração, será exposto a partir de intervenções do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, do embaixador da Venezuela no Brasil, Júlio Garcia Montoya e do presidente daUnión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de la Construcción de Cuba, Antônio Caparó Marichal.
 
Já a terceira mesa, sobre o temaPosicionamento das Agências Nacionais e Internacionais de Fomento e Cooperação ao Desenvolvimento sócioeconômico do Continente Pan-Americano, terá considerações feitas pelo representante doBanco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), do representante do banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo chefe do Departamento Regional Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Ferraz Guimarães e do coordenador de Projetos da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil (JICA), Mauro Inoue.
 
Uma ampla discussão sobre “Ações Estruturadoras de Interesse comum entre as Nações Pan-americanas”, trará espaço para o debate de assuntos complementares como: Meio Ambiente; A Urbanização e a Cidadania; e a Produção de Alimentos para Erradicação da Fome em Todo Continente Pan-americano. O secretário executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Hélvio Polito, conduzirá a palestra, intermediando o debate com o presidente do Conselho Mundial dos Engenheiros Civis (WCCE), Emílio Cólon, e a professora doutora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria do Carmo Martins Sobral. Já os engenheiros Arnaldo Cardim, O Dr. Em Oceanografia Biológica, Vanildo Souza de Oliveira, o colombiano, Camilo Santamaria, o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Alex Norat, a argentina, Sandra Fernardez, serão palestrantes dos demais temas, respectivamente.
 
O presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho, será um dos convidados para a discussão sobre a Matriz de Transporte Para o Continente Pan-americano e Suas Interconexões Para os Países das Três Américas. Também tratarão do assunto como palestrantes o professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Osvaldo Lima Neto e o engenheiro venezuelano, Jesus Uscategui.
 
O último tema abordado no seminário será a Matriz Energética Para o Continente Pan-americano e Sua Integração. Para debater sobre a oferta e outras fontes alternativas de energia e a utilização dos recursos de forma racional estarão presentes o secretário executivo do Consejo de Electrificación de América Central (CEAC), engenheiro Cláudio Artávia, o coordenador do Departamento de Desenvolvimento Organizacional das Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobrás, Sinval Zaidan, e o engenheiro civil da Itaipu Binacional, Miguel Augusto Zidam Sória.
 
O 1º Seminário Panamericano Pensar as Américas está sendo organizado pelo presidente do Crea-PE, o engenheiro José Mário Cavalcanti, e é um evento para convidados formadores de opinião dentre os quais, representantes de instituições públicas, conselhos e sindicatos de profissionais, instituições de ensino superior, organizações não-governamentais e empresas prestadoras de serviços das áreas tecnológicas. Como resultado final do encontro internacional, será elaborada e aprovada em sessão plenária, marcada para a quinta-feira (25), a Carta do Recife, como comprometimento em adotar e promover formas sustentáveis de vida e de uma sociedade global integrada. Mais informações sobre o encontro e o detalhamento da programação podem ser encontradas no site: WWW.pensarasamericas.org.br.
 
Workshop – Paralelo ao seminário, a Federação Mundial das Organizações de Engenharia do Canadá (WFEO-CEE), realizará, na quarta-feira (24), a partir das 9h30, o workshop Como a Mudança Climática Afetará a Infraestrutura Civil das Nações Latinoamericanas e Caribenhas?. Profissionais renomados internacionalmente abordarão projeções, impactos e avaliações de risco da mudança climática.
 
Dilma Moura
ASC do Crea-PE
PROGRAMAÇÃO
 

1º Seminário “Pensar as Américas”
Integração, Solidariedade e Desenvolvimento

 
Local: Mar Hotel, Boa Viagem, Recife – PE
Data: 23 a 27 de março de 2010
Salão Manuel Bandeira – Piso M
 

Terça-feira – 23/03/2010
 
19h00 – Recepção, registro e encaminhamento das autoridades
20h00 – Abertura Oficial e Coquetel de Congraçamento.
 
Quarta-feira – 24/03/2010
 
08h00 às 08h30 – Credenciamento.
 
08h30 às 10h30 – Mesa Redonda – Tema 1
 
POLÍTICAS E DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO PAN-AMERICANA.
 
Palestrantes: Marcos Costa Lima, Economista Prof. da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Idalbert Pierre-Jean, Embaixador do Haiti no Brasil
Representante do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil
Debate (30 min.)
 
10h30 às 11h00 – Coffee Break
 
11h00 às 13h00 – Mesa Redonda – Tema 2
 
VISÕES OFICIAIS DOS GOVERNOS DOS PAÍSES DO CONTINENTE PAN-AMERICANO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A SUA INTEGRAÇÃO.
 
Palestrantes: Samuel Pinheiro Guimarães, Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da República Federativa do Brasil
Júlio Garcia Montoya, Embaixador da Venezuela no Brasil
Antônio Caparó Marichal, Presidente daUnión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de la Construcción de Cuba (UNAICC)
Debate (30 min.)
 
13h00 às 14h00 – Almoço
 
14h00 às 16h30– Mesa Redonda – Tema 3
 
POSICIONAMENTO DAS AGÊNCIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO.
 
Palestrantes: Representante do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)
                     Representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
                     Paulo Ferraz Guimarães, Chefe do Dep. Regional Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Mauro Manabu Inohue, Coordenador de Projetos da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil (JICA)
Debate (30 min.)
 
16h30 às 17h00 – Coffee Break
 
17h00 às 19h00 
 
“AÇÕES ESTRUTURADORAS DE INTERESSE COMUM ENTRE AS NAÇÕES PAN-AMERICANAS”, FOCANDO OS SEGUINTES TEMAS:
MEIO AMBIENTE – LEGISLAÇÃO, POLÍTICAS E PROGRAMAS NACIONAIS PARA A UNIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS VISANDO A SUSTENTABILIDADE INTERCONTINENTAL.
 
Debatedores: Hélvio Polito – Secretário-Executivo de Meio Ambiente de Pernambuco
Emilio M. Colón, Presidente do Conselho Mundial dos Engenheiros Civis (WCCE)
Maria do Carmo Martins Sobral, Profa. Dra. do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Debate (30 min.)
 
20h30 – Jantar na Usina Dois Irmãos com apresentação de manifestação cultural pernambucana.
 
 
EVENTO PARALELO
Salão Mauro Mota – Piso M
 
“Workshop” da Federação Mundial das Organizações de Engenharia do Canadá – Comissão de Engenharia e do Meio Ambiente (WFEO-CEE)
 “COMO A MUDANÇA CLIMÁTICA AFETARÁ A INFRA-ESTRUTURA CIVIL NAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS E CARIBENHAS?”
 
09h30 às 10h00 – Registro
 
10h00 – Boas vindas e observações de abertura
 
          CREA-PE – Engº. José Mário Cavalcanti
UPADI – Ing. Irene Campos
WFEO-CEE – David Lapp, P.Eng.
 
10h10 – Projeções e impactos de mudança climática nas Nações das Américas Central e do Sul e Caribenhas
 
Carlos Fuller, Centro para Mudanças Climáticas da Comunidade Caribenha (CCCCC)
 
10h30 às 11h00 – Coffee break e Networking
 
11h30 – Princípios da avaliação de risco
 
Guy Felio, P.Eng.
 
12h15Mudança Climática e avaliação de risco da infra-estrutura. O Protocolo PIEVC de Engenharia – Princípios e benefícios
 
Guy Felio, P.Eng.
 
12h45 – Componente de infra-estrutura e definição da matriz dos parâmetros climáticos.             Introdução aos grupos de discussão
 
Guy Felio, P.Eng.
 
13h00 – Almoço e networking
 
14h00Componente de infra-estrutura e definição da matriz dos parâmetros climáticos
         
Pequeno grupo de discussão
 
15h15 – Grupo De-brief
 
15h30 – Aplicações do Protocolo PIEVC para infra-estruturas – O processo e resultados a partir de estudos de caso.
 
16h30 – Conclusão da matriz de avaliação de risco.
Introdução e pequena discussão de grupo. Sessão de perguntas e respostas
 
18h00 – Considerações finais
          CREA-PE – Engº. José Mário Cavalcanti
          UPADI – Ing. Irene Campos
          WFEO-CEE – David Lapp, P.Eng
Quinta-feira – 25/03/2010
 
08h00 às 10h00 – “MATRIZ DE TRANSPORTE PARA O CONTINENTE PAN-AMERICANO E SUAS INTERCONEXÕES PARA OS PAÍSES DAS TRÊS AMÉRICAS”.
 
Palestrantes: Fernando Bezerra Coelho, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e Presidente do Porto de Suape
Maurício Pina, Engenheiro Prof. da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Jesus Uscategui, Engenheiro (Venezuela)
Gertrudes Nadler Lins, Profa. da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
                              Debate (20 min.)
 
10h00 às 10h30 – Coffee break.
 
10h30 às 11h00 – “A URBANIZAÇÃO E A CIDADANIA – MORADIA PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA”.
 
Palestrantes: Arnaldo Cardim, Prof. Dr. da Universidade de Pernambuco (UPE)
                      Alex Norat, Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal
 
11h00 às 11h30 – “MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE”
 
Palestrantes: Camilo Santamaría, Engenheiro (Colômbia)
Osvaldo Lima Neto, Engenheiro Prof. da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
 
11h30 às 12h30 – “PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA ERRADICAÇÃO DA FOME EM TODO CONTINENTE PAN-AMERICANO”.
 
Palestrante: Sandra Fernandez, Engenheira Agrônoma (Argentina)
                                                   Vanildo Souza de Oliveira, Engenheiro de Pesca, Prof. Dr. em Oceanografia
                                                   Biológica
 
 
12h30 às 14h00 – Intervalo para almoço
 
14h00 às 15h30 -“A MATRIZ ENERGÉTICA PARA O CONTINENTE PAN-AMERICANO E SUA INTEGRAÇÃO”.
 
Palestrantes: Cláudio Artavia, Engenheiro, Secretário-Executivo do Consejo de Electrificación de América Central – CEAC (Costa Rica)
Sinval Zaidan Gama, Superintendente de Operações no Exterior – Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás)
Civil Miguel Augusto Zydan Sória – Engenheiro, Itaipu Binacional
 
15h30 às 16h00 – Coffee breack.
 
16h00 às 16h30 – Pensar as Américas – UPADI
Palestrante: Presidenta Irene Campos
 
16h30 às 17h00 – Pensar o Brasil – CONFEA
Palestrante: Presidente Marcos Túlio
 
17h00 às 17h30 – Pensar a Venezuela – CIV
Palestrante: Presidente Enzo Betancourt
 
17h30 às 18h00 – Elaboração da Carta do Recife.
 
18h00 às 18h30Sessão Plenária: APROVAÇÃO DA CARTA DO RECIFE.
 
Local: Cachaçaria Cavalheira
 
20h00 às 20h30 – Lançamento da Revista “90 Anos de Engenharia no Brasil” do Clube de Engenharia de Pernambuco.
 
20h30 às 21h00 – Solenidade de Entrega das Medalhas da Ordem do Mérito Manoel Antônio de Moraes Rêgo.
 
21h00 – Jantar com apresentação de manifestação cultural Pernambucana.
 
Sexta-feira – 26/03/2010
 
08h00 – Visita Técnica ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, na cidade de Ipojuca – PE.
 
20h00 – Jantar livre.
 
Sábado – 27/03/2010
 
08h – Visita técnica ao Projeto de Acessibilidade na cidade de Olinda.
 
         Traslado para Caruaru/Fazenda Nova – Visita à cidade cenográfica no Maior Teatro ao ar livre do       Mundo em Nova Jerusalém. Almoço e jantar no local.

 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo