Crea-PE

Plano para drenagem do Recife é tema do Crea Convida 

Na edição do Crea Convida da última terça-feira (20), os desafios do sistema de drenagem do Recife foram abordados pelo engenheiro civil Ronald Vasconcelos, doutor em desenvolvimento urbano. Estiveram presentes o vice-presidente do Crea-PE e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Pernambuco (Abenc-PE), o engenheiro civil Stenio Cuentro; e o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, o engenheiro civil Sérgio Santos. O encontro foi transmitido ao vivo, a partir das 19h,  pela TV Crea-PE, no YouTube e está disponível na íntegra aqui.

Ronald Vasconcelos apresentou material detalhado dos trabalhos já iniciados e de outros que ainda serão concretizados, como a drenagem das bacias de oito rios que cortam a cidade: Capibaribe, Camaragibe, Beberibe, Tejipió, Jiquiá, Jaboatão, Moxotó e Jordão.

De acordo com Vasconcelos, as alterações climáticas, associadas ao processo de urbanização desordenada, concorrem para que a cidade tenha um sistema de drenagem natural formada por um conjunto de bacias hidrográficas, p “Estuário Comum do Recife”, constituído pelas desembocaduras dos rios Capibaribe, Beberibe e Tejipió, complementado por partes das bacias hidrográficas dos rios Paratibe e Jaboatão.

Ainda de acordo com estudos realizados com vistas no projeto do Plano Diretor de Drenagem do Recife (PDDR), o sistema de drenagem do Recife também é prejudicado pela canalização dos riachos urbanos, ocupações irregulares das margens, alta taxa de impermeabilização do solo, destino inadequado dos resíduos sólidos e falta de saneamento.

Para o especialista, além das questões pluviométricas, Recife é uma cidade em situação de constante perigo em virtude de ações do próprio meio físico com a frágil constituição do território, que tem como consequência a forte presença da água. “A drenagem deveria ter sido o modulador ambiental, com o conceito ambientalista de convivência com a água. Caso contrário, há o aumento das inundações, erosão, assoreamento, poluição e a consequente diminuição da qualidade de vida”, afirmou.


CREA CONVIDA

O Crea Convida tem por objetivo abordar e trazer ao conhecimento não só dos profissionais e empresas, mas da sociedade, temas relevantes que têm impacto na qualidade de vida, segurança e saúde dos cidadãos. Os internautas podem acompanhar a live e interagir com os convidados fazendo perguntas sobre o tema abordado por meio do chat.

 

 

Pular para o conteúdo