Presidente Evandro Alencar faz apresentação de seminário e fiscalização conjunta no último dia de reunião do Fórum do Nordeste

DSCF4682
Presidente do Conselho pernambucano destacou a programação dos próximos seminários

O primeiro ponto discutido no segundo dia da reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, que acontece até este sábado (11), em Aracaju (SE), foi à explicação do presidente do Crea-RN, Modesto Ferreira dos Santos, sobre o sistema de eleição dos conselheiros federais, que se baseia na chamada Rosa dos Ventos. Ele chamou a atenção dos presidentes nordestinos para o fato de que, ao longo do tempo, houve alterações que não respeitaram as regras do sistema com relação, principalmente, ao tempo de renovação das representações. A distorção, segundo o presidente do Crea-RN, beneficia alguns regionais em detrimento de outros.

Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, fez uma apresentação sobre a realização do “Seminário Riquezas e Oportunidades no Semiárido”. Sobre o evento, o presidente do Crea-PE informou que teve o objetivo de levar informações para os profissionais, principalmente, os do Sertão. “Esse foi o primeiro seminário que realizamos, mas já temos agendado mais cinco eventos que também tratarão de assuntos de interesse dos profissionais e da sociedade como: água, energia eólica; energia solar, irrigação e desenvolvimento. Também na última plenária do Crea-PE, ocorrida na última quarta-feira (8), aprovamos a realização da plenária itinerante que faremos, uma vez por mês, em um dos municípios do nosso Estado, onde haja Inspetoria do Regional. Com relação às Fiscalizações Dirigidas, já realizamos cinco, e a próxima abrangerá os municípios jurisdicionados pela Inspetoria Regional do Crea-PE em Carpina, situada na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco”, concluiu o presidente pernambucano.

DSCF4688
Evandro destacou as Fiscalizações Dirigidas e Seminário sobre Riquezas e Oportunidades do Semiárido

O ponto seguinte, também abordado pelo presidente Evandro Alencar em conjunto com o coordenador do Fórum e presidente do Crea-PI, Paulo Roberto de Oliveira, foi a apresentação de material sobre a fiscalização conjunta feita pelos regionais no Parque Eólico Chapada do Araripe, no dia 18 de março. O presidente Paulo Roberto registrou a importância da parceria e disse que tem intenção de fazer fiscalizações conjuntas com outros estados vizinhos e relatou como ocorreu a visitação na obra em questão. “Visitamos a obra e fizemos uma mesa redonda na empresa, onde foram discutidas questões sobre domicílio de responsáveis técnicos. Sobre o impasse sugerimos que reúnam as empresas e criem um grupo para que possa haver apenas um profissional responsável pela Eólica. Depois, tivemos um evento em Picos para criarmos um modelo de fiscalização”, explicou o coordenador do Fórum.

Ainda sobre o Parque Eólico, Evandro Alencar informou que já foram instaladas mais de 300 torres, referente à primeira etapa da obra, que começará a gerar energia no dia 1ᵒ de julho.

Sobre a questão de experiência de fiscalização na área da geração de energia eólica, o presidente do Crea-RN, onde há o maior parque eólico do País, se colocou à disposição dos outros regionais para passar a expertise sobre o assunto, a todos que tenham interesse. Modesto ainda propôs a realização de fórum para debater a questão da fiscalização das obras de geração de energia solar, ainda pouco conhecida de alguns regionais. Foram discutidas também, a Resolução nᵒ 1.010/2005, que dispõe sobre atribuições profissionais; a eleição da Mútua e, aprovado o calendário de reuniões do Fórum.

DSCF4689
Presidentes dos Creas do Nordeste encaminharam 4 propostas para o Colégio de Presidentes Nacional

Por fim, o presidente do Crea-PE agradeceu ao presidente do Crea-SE, Arício Resende, pela hospitalidade e se disse bastante satisfeito com os resultados da reunião. “Como era a minha expectativa, certamente, esse é um local onde vou aprender muito. Quero agradecer a todos e, em especial, a Arício Resende, anfitrião do nosso encontro”, disse Evandro Alencar.

Como resultado do encontro, foram encaminhadas para avaliação do Colégio de Presidentes, quatro propostas do Fórum. O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua realizará a próxima reunião de 22 a 24 de abril, em Fortaleza (CE).

Dilma Moura
ASC do Crea-PE