Presidentes dos Creas do Nordeste debatem Resolução 1.023 e índice de desempenho

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) do Nordeste reuniram-se, entre os dias 16 e 17 de outubro, em Aracaju, para debater assuntos de interesse das unidades regionais, a exemplo da Resolução 1.023 e os índices de desempenho dos Conselhos. Além desses temas, os presidentes assistiram palestra sobre energia nuclear do assistente sênior da presidência da Eletrobrás Termonuclear-Eletronuclear, Carlos Henrique Mariz. No primeiro dia do encontro, o assessor de Relações Institucionais do Crea-PE, o engenheiro eletricista Eduardo Ramos, e a superintendente do Crea-AL, arquiteta Ester Ramirez, apresentaram os resultados da pesquisa referente aos Índices de Desempenho dos Conselhos Nordestinos. O levantamento dos dados foi proposta pelo Conselho pernambucano  e contou com o apoio de outros Creas do Nordeste, exceto o Piauí. Ainda nesse dia, foi aprovada, por unanimidade, a candidatura do engenheiro agrônomo Jonas Dantas como o candidato a Coordenador do Colégio de Presidentes. O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, propôs a inclusão da remuneração dos engenheiros na planilha orçamentária de licitações públicas e a presença dos sindicatos nas rescisões contratuais. Quanto ao meio ambiente, o presidente José Mário Cavalcanti sugeriu o controle da madeira utilizada nas construções, como forma de preservá–lo. Em seguida, o assistente sênior da presidência da Eletrobrás Termonuclear-Eletronuclear, Carlos Henrique Mariz, falou sobre a matriz energética brasileira e mundial e o avanço tecnológico dos próximos investimentos. Mariz ainda apresentou o planejamento da empresa até 2030, que aponta a criação de duas centrais nucleares no Nordeste. No sábado (17), a analista técnica do Confea e coordenadora do Projeto de ART, arquiteta Prícila Ferreira, falou sobre os artigos da Resolução 1.023, que entrará em vigor em 2010. Além dos presidentes dos Creas do Nordeste, estava presente o presidente do Crea-SP e coordenador do Colégio de Presidentes, engenheiro civil José Tadeu. O encontro foi coordenado pelo presidente do Crea-RN, Adalberto Carvalho.