Crea-PE

Recife sedia o Congresso Brasileiro de Arquitetos

Pela segunda vez em 50 anos, o Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) é realizado no Recife. Arquitetura em Transição é o tema principal desta décima nona edição, que acontece de 1º a 04 de junho, no Centro de Convenções do Recife. O encontro objetiva lançar os desafios e avaliações das condições do mercado sob a ótica da arquitetura contemporânea, debatida por profissionais de renome nacional e internacional.

Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o congresso foi sediado anteriormente na cidade apenas em 1957. De acordo com a presidente do IAB de Pernambuco, Vitória Régia Andrade, para trazer o congresso para o Estado, foi preciso vencer uma disputa acirrada que incluía os Estados do Ceará e de Minas Gerais. “Apresentamos candidatura e fizemos uma campanha muito feliz. Embora não fôssemos os favoritos, recebemos elogios por termos nos preparado como se estivéssemos numa competição de nível internacional’, disse entusiasmada a presidente. “Enquanto os outros estados levaram cartas de apoio, nós exibimos um vídeo onde o governador do Estado declarava que apoiar o congresso era uma decisão estratégica. Além disso, propusemos um tema atual para o encontro, exibimos data show com imagens de Pernambuco, distribuímos brindes e toda a equipe vestiu camiseta padronizada. O resultado de todo o esforço foi muito gratificante. Dos 90 jurados, todos conselheiros federais, recebemos 48 favoráveis à nossa candidatura. Os nossos adversários na disputa ficaram bem aquém com 15 votos para Minas Gerais e 8 para o Estado do Ceará”, comemorou Vitória.

Entre os oito nomes internacionais confirmados para ministrar palestras, estão: Joseph Rykwert; Solano Benitez; Yung Ho Chang e Bernardo Secchi. Além da presença confirmada de 40 palestrantes nacionais como Álvaro Puntoni, Fernando Diniz Moreira, Fernando Serapião, Hugo Segawa, Maísa Veloso, Mário Biselli e Pedro Manuel Rivaben de Sales.

De acordo com Vitória Régia, o congresso não será um espaço apenas para arquitetos e sim para toda a sociedade e cadeia produtiva da construção. Poderão participar os interessados em construir coletivamente novos paradigmas para uma ocupação inteligente do território, dos ambientes urbanos e da moradia dos brasileiros. “No momento em que as grandes metrópoles vivem em colapso, queremos propor alternativas saudáveis para as cidades brasileiras”, disse Vitória Andrade.

Ainda sobre vencer a disputa do congresso, Vitória lembra que a boa campanha criou grandes expectativas com relação ao evento, mas se diz preparada para realizar “um congresso diferenciado”.

Paralelo ao encontro ocorre a feira Território do Futuro no Brasil, Inovação e Criatividade. “Nela estarão expostos produtos e processos capazes de tornar as cidades e as construções mais saudáveis”, explicou a presidente do IAB/PE, Vitória Régia. A expectativa dos organizadores e de que mais de três mil pessoas participem da programação.

SERVIÇO 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos

Quando: De 1º a 4 de junho, 2010.

Onde: Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife – PE.

Inscrições: www.19cba.com.br

 

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

*Com informações da Caderno 1 Comunicação Integrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo