Saúde e Segurança do Trabalho em foco no Crea-PE

O consultor em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da JR Rocha Assessoria, Eduardo Brito, ministrou palestra, na sexta-feira (18), para os colabores do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). A iniciativa faz parte das ações do Conselho para garantir a segurança dos colaboradores e melhorias nas condições de trabalho. A empresa contratada realizou também uma auditoria interna na área de segurança do trabalho. Durante a palestra, o consultor apresentou as Normas Regulamentadoras (NR) da portaria 3214, do Ministério do Trabalho, que norteiam as obrigações dos empregados e dos empregadores em SST. O consultor debateu com os funcionários do Conselho as normas, entre elas a NR – 5, que fala sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a NR- 6, que diz respeito aos equipamentos de proteção individual, a NR – 9, referente ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Eduardo Brito apresentou como deve ser o funcionamento das brigadas de incêndio, que, segundo ele, são fundamentais para a segurança dos colaboradores e clientes. Na ocasião, ele mostrou os tipos de extintores eficientes utilizados para cada situação de princípio de incêndio e esclareceu as dúvidas dos colaboradores. Ainda na palestra, consultor exibiu um vídeo sobre a ergonomia do ambiente do trabalho e como prevenir os distúrbios osteomusculares. Segundo o tutorial, o Brasil possui dois milhões de trabalhadores com essa patologia. Por fim, o palestrante mostrou como prevenir essas doenças com atitudes simples de replanejamento do ambiente de trabalho e com correções de posturas e de hábitos.