Terça no Crea divulgou tecnologias na prevenção à Covid-19 em edifícios através do projeto Pandebuilding

Uso de sensores, QR Codes, instalação de Câmaras de desinfecção, foram alguns dos itens tecnológicos citados na Live do Terça no Crea, transmitido pelo canal do Instagram do Crea-PE em 07.07. O convidado do presidente do Conselho, Evandro Alencar, foi o engenheiro civil e fundador da startup Molegular, Saulo Suassuna.

Ele explicou que tem desenvolvido um projeto especial, com caráter social desde a pandemia, o Pandebuilding. “O momento exige inovação e buscamos reunir e compartilhar através de uma série de 25 lives, experiências de diversos profissionais, com foco na atuação em edifícios residenciais, comerciais, condomínios, para minimizar riscos de contaminação do novo coronavírus”, informou.

Durante uma hora, Saulo, que tem experiência com o mercado imobiliário, falou que já vem desde 2013 buscando criar soluções para crises vividas no segmento, e no momento, buscou contribuir com os profissionais e empreendedores da engenharia, colocando em maior visibilidade o acesso a tecnologias já disponíveis, necessárias, mas ainda não presentes na maioria das rotinas. “Elevadores sem botoeiras, escadas rolantes com tratamento UV, armários com ozônio para uso na limpeza de sapatos, vasos sanitários com descarga acionada por sensor, robô concierge – automação para recebimento de produtos em portarias para destinação a apartamentos”, são algumas das inovações a nosso alcance, vistas a fundo através do Pandebuilding”, destacou.

Ele disse ainda que os conteúdos do Projeto estão com acesso liberado a todas as pessoas interessadas em transformações, disponíveis no bit.ly/3fbtZAv, confirmando o compromisso solidário da ação. Por fim, provocou os internautas conectados na Live, sobre o fato de que a indústria da construção civil é vista mundialmente, como uma das menos inovadoras, sendo um desafio quebrar esse paradigma.

O presidente do Crea-PE encaminhou questionamentos do público, destacou que a agenda acontecia no dia do aniversário do Conselho, “que completa 86 anos, com olhar no futuro, nas soluções” e recebeu elogios pela abordagem de temas como esse, de relevante aspecto social e ao mesmo tempo, tecnológico.