Crea-PE

TV Crea-PE transmite debate sobre a importância da engenharia química para sociedade

A live será começa ás 19h desta quinta no Youtube; palestram Walquíria França, Rui Alencar, Wagner Eustáquio e José Antônio Marques

Nesta quinta-feira (23), a TV Crea-PE convida os internautas para embarcarem no universo da engenharia química e debater sobre a importância da atividade profissional para a sociedade. O encontro será transmitido pelo canal do Crea-PE no Youtube, a partir das 19h e conta com convidados especiais como palestrantes, todos engenheiros químicos: Walquíria França, Rui Alencar, Wagner Eustáquio e José Antônio Marques.

O profissional de engenharia química está presente de forma direta no cotidiano da sociedade. Entre as atividades da área está a de transformar, através de processos químicos, matérias-primas em produtos do nosso cotidiano. Além disso, esse profissional também atua no gerenciamento dos processos de extração desses materiais a fim de causar um menor impacto ambiental.

“Infelizmente não existe uma maneira simples da sociedade identificar a ligação direta da engenharia química com o nosso dia a dia. Mas iremos procurar conscientizar a sociedade para isso”, defendeu José Antônio Marques.

A atividade profissional também pode colaborar com a promoção de um planeta mais sustentável. Para tanto, o consumo de energias limpas se faz cada vez mais urgente. Segundo José Antônio Marques, a melhor alternativa é o hidrogênio, que só é viável a produção em larga escala através da engenharia química. “Atualmente existe uma grande procura por energias limpas. A melhor fonte de energia limpa é o hidrogênio. Mais uma vez, a viabilidade de produção industrial de hidrogênio passa pela engenharia química, pois é o profissional que pode definir, por exemplo, a quantidade de produção a partir da eletrólise da água”.

A engenheira química Walquíria França traz a questão de gênero para o debate. De acordo com a profissional, o mercado como um todo ainda apresenta algumas resistências. No entanto, no ramo de controle de processos (área em que a profissional atua), as oportunidades para o público feminino são maiores. “É uma profissão que ainda tem algumas limitações, principalmente na indústria petroquímica, onde tem uma demanda mais pesada e algumas mulheres não têm oportunidade. Mas eu ainda acredito que na área que escolhi, controle de processos, exista um mercado maior”, disse.

Pular para o conteúdo