Crea-PE

CREA-PE:  86 anos com mais inovação

Nessa terça-feira, 07.07, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), comemora os seus 86 anos de fundação, se reinventando, aprimorando o funcionamento, inovando nas atividades estratégicas, como as de fiscalização do exercício profissional e, principalmente, desenvolvendo ações que visam os interesses da população. Para marcar a data, está sendo lançado projeto inédito, de requalificação da sede, no Recife, com todos os detalhes apresentados na nova edição da Revista Digital do Conselho, disponível para acesso a partir deste aniversário (www.creape.org.br/revista-digital-crea-pe/)

O presidente do órgão, Evandro Alencar também cumpre agenda especial através de uma série de entrevistas em rádio, alcançando todo o Estado. Em 2020, enfrentando a pandemia do novo coronavírus, afirma que os desafios foram maiores, mas adaptando rotinas, criando nova soluções, a gestão garante que os resultados foram até aprimorados e ampliados.

Alencar, está à frente do órgão desde 2015, cumprindo dois mandatos consecutivos. Ele vê no aniversário do Crea-PE, o fortalecimento da trajetória de trabalhos e conquistas marcadas pela dedicação, comprometimento e defesa dos direitos e anseios dos profissionais e da sociedade pernambucana.

“Trabalhamos com afinco, para que todos, profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, empresas e a sociedade possam se beneficiar com os serviços que prestamos. Durante mais de oito décadas a atuação do Crea-PE, tem reconhecida transparência, e eficiência priorizando o exercício legal da profissão, a segurança e a qualidade de vida da população”, afirma o presidente, engenheiro Civil Evandro de Alencar.

A ampliação dos atendimentos do Crea-PE, implantação do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac), criação de Projetos e a celebração de parcerias, implantação de modelo de atendimento e funcionamento por tele trabalho, diante da pandemia, além das ações de Fiscalização mantidas com medidas de segurança e prevenção à Covid-19, realizadas em todo o estado, impulsionaram a participação do Crea-PE em diversos fóruns e a representatividade do Conselho aumentou substancialmente.

Requalificação da Sede
A diretoria do Crea-PE aprovou projeto arquitetônico que prevê melhorias no edifício sede, instalado em 1982. A gestão prevê, com todo o respeito ao projeto original, do arquiteto Florismundo Marques Lins Sobrinho, realizar intervenções nas áreas de uso público, como pavimento térreo, recepção, pátio de convivência, fachadas e acessos.

O presidente explica que a prioridade é adequar espaços estratégicos do edifício sede às soluções mais atuais de tecnologia, com uso de materiais, com base na eficiência energética e no conforto ambiental.

Fizemos ainda uma “gentileza urbana”, cedendo espaço de uso privativo do estacionamento para a comunidade, através da feira de orgânicos que apoiamos semanalmente, destaca.

Mais detalhes do projeto, podem ser conferidos no link (www.creape.org.br/requalificacao-da-sede/).

 
Gestão na linha do tempo
Já no primeiro ano de mandato, o presidente Evandro Alencar criou o Crea-JR/Pernambuco, o Colégio de Entidades Regionais, o Comitê Tecnológico Permanente, iniciou a realização das Plenárias Itinerantes, reativou a Inspetoria de Goiana e realizou o 1º Seminário Riquezas e Oportunidades do Semiárido.

No ano seguinte inaugurou a Inspetoria de Afogados da Ingazeira; criou os Projetos Terça no Crea, Crea na Estrada e Blitz do Crea e implantou um serviço de atendimento itinerante, com a compra de um veículo que foi adaptado para funcionar nos locais onde não havia inspetorias do Conselho, chamado Crea Móvel.

E assim, comemorando bons resultados, o Crea-PE se despediu de 2016 com números expressivos. Na contramão dos demais setores, órgãos e empresas, a crise financeira que se instalou no País e deixou reflexos bastante negativos não trouxe impacto para as fiscalizações realizadas durante todo o exercício de 2016 pelo Crea-PE. Com os resultados obtidos, o presidente do Conselho, Evandro Alencar, tem mais motivos para comemorar os bons resultados nos primeiros dois anos de gestão.

De acordo com levantamento feito pela chefia da Fiscalização, os números se mantiveram com acréscimos significativos. Prova do que tem acontecido pode ser verificada, quando se analisa os seguintes dados: no ano de 2015, foram emitidos 959 autos de infração. Em 2016, ano crítico, principalmente, para o setor da construção civil, os números alcançaram percentuais que foram além dos 200% dos resultados anteriores. Ao todo foram 1.360 autos de infração emitidos, aproximadamente, 12 mil vistorias realizados na capital e no Interior do Estado, considerando apenas os resultados obtidos até o ultimo dia 15 de dezembro.

A fiscalização do Conselho conta com a expertise de uma equipe formada por uma Gerência, dois setores e 23 agentes de fiscalização que atuam em todo o Estado.

Todas essas ações foram fortalecidas no ano de 2017, terceiro e último do 1º mandato. Foi durante este ano, que o Crea-PE foi para estrada, fortalecendo projetos criados para aproximar os profissionais do Conselho, dá ciência de como funcionam os ritos processuais e, solidificar o Projeto Terça no Crea como uma iniciativa de grande sucesso. Como esperado, em consequência de um trabalho voltado para os interesses dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, articulação, empresarial, e política na defesa dos interesses de todos, inclusive da sociedade, com intensificação das Fiscalizações Dirigidas, o Crea-PE voltou ao seu lugar de destaque como órgão reconhecidamente importante para o estado.

A partir daí o Crea-PE assume o seu lugar e participa, como convidado de grandes eventos da Engenharia como: discussão das perspectivas para a construção civil em Pernambuco; privatização da CHESF/ELETROBAS, comemora, depois de muito trabalho e diálogo com parlamentares, a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Tecnologia em Pernambuco; Encontro Preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, entre tantos outros.

O patrimônio do Conselho também foi preservado com as reformas da cobertura do prédio sede e dos sanitários masculinos e femininos de todos os andares, inclusive com ampliação do projeto de acessibilidade. Nova sede foi construída para a inspetoria de Araripina em 2019. Houve também aumento da frota de veículos destinados à Fiscalização, investimento em treinamentos para aprofundamento dos princípios éticos e às normas técnicas compatíveis com a legislação para a Fiscalização, com definição de ações e metodologias visando o aprimoramento e a melhoria da atuação dos agentes fiscais, bem como a troca de experiências e avaliação do andamento das metas estabelecidas.

Importante ressaltar o trabalho realizado pelo Crea-PE e um grupo de 20 profissionais voluntários das mais diversas áreas da Engenharia (civil, ambiental, pesca, entre outras), que teve como objetivo contribuir com as ações do Estado no que diz respeito a recuperação e mitigação das áreas atingidas pelas enchentes, em cinco dos municípios da Mata Sul do Estado, onde durante duas semanas foram avaliados. A ação, realizada durante 2 semanas contou com a parceria da Defesa Civil e das prefeituras das cidades envolvidas, para trabalhos que envolveram vistorias em pontes, barragens, estradas e sinais, detalhando todos os indícios e patologias presentes nos locais, por meio de laudos técnicos.

Como resultado, o presidente Evandro Alencar entregou, ao secretário Executivo de Defesa Civil, e a Secretária Executiva de Gestão Estratégica da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag-PE), na época, relatórios do Projeto Apoio Técnico da Mata Sul.

Após vencer a eleição que o conduziu como presidente do Crea-PE por mais três anos, destaque para a FPI do Carnaval 2018, criação do projeto Conversa com o Presidente, onde Alencar participa de reuniões com profissionais dos diversos locais onde há inspetorias para ouvir opiniões e críticas dos profissionais.

A participação do Crea-PE a convite do Ministério Público da Fiscalização do Rio São Francisco, do simpósio sobre direitos das pessoas com deficiência; evento no SINDUSCON-PE sobre programa Minha Casa Minha Vida; participação da apresentação do “Caderno de Construção Coletiva da Estratégia de Futuro da Cidade”, na 247ª Reunião Ordinária, do Conselho de Desenvolvimento Urbano – CDU. Ainda se destacam a celebração de importantes parcerias que beneficiam profissionais, colaboradores, integrantes do Crea do Crea-JR/PE, fortalecimento e maior abrangência dos temas debatidos nos diversos projetos do Conselho e a realização do 1º. Encontro de Mulheres do Sistema Confea/Crea, em Pernambuco, em 2020, sem dúvida, marcos na história do Conselho.

Enfrentamento da Pandemia
O ano de 2020, chega com a pandemia do novo coronavírus, logo após a FPI do Carnaval 2020 e, como no mundo inteiro, foram necessárias mudanças, urgentes e importantes na vida dos cidadãos, assim como nas empresas, órgãos e demais instituições do mundo corporativo.

Para enfrentar esse momento de grande instabilidade o Crea-PE se reinventou com o objetivo de salvaguardar a saúde dos conselheiros, diretores, colaboradores e o público que frequenta as dependências da sede, escritórios e inspetorias, passando rapidamente a desenvolver um trabalho de home office e de tele reuniões que viabilizaram a manutenção das reuniões plenárias, das câmaras especializadas, gerências, Presidência e Staff, do Projeto Terça no Crea, que agora é transmitido por live do Conselho no Instagram e, como se não bastasse, a do novo projeto Crea Orienta, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos internautas na live do Crea-PE, transmitida todas as quintas-feiras, as 17h,assim como a manutenção da prestação de serviços via on line e atendimento telefônico para profissionais e empresas em qualquer área do Conselho que necessite. No caos, a gratificação pelos anos de trabalho e investimentos para que fôssemos melhores sempre. E sem que ninguém pudesse prever, tivemos a nossa prova de fogo, sem atendimento presencial e alcançando, em alguns casos, resultados mais satisfatórios do que quando tudo “estava normal”.

O trabalho de Evandro Alencar e da equipe, estruturou ainda todo o suporte à operação necessária para garantir democraticamente, o processo eleitoral do CREA-PE, com eleições marcadas para 15 de julho. No apoio à CER –  Comissão Eleitoral Regional, atendendo determinações do Plenário e da CEF – Comissão Eleitoral Federal do Confea, mais uma missão cumprida com êxito.

“Desses 86 anos do Crea-PE, temos a satisfação e o orgulho de termos gerido o órgão por seis desses anos com responsabilidade, transparência e afinco. Estamos bastante satisfeitos com o trabalho que fizemos e com o legado que deixaremos para os nossos sucessores e para as futuras gerações de profissionais do nosso Sistema”, conclui empolgado Alencar.

Skip to content