Crea-PE

11 de setembro – Aniversário de Arcoverde

Arcoverde é um município brasileiro do estado de Pernambuco, Região Nordeste do país. Completa no dia 11 de setembro 90 anos de emancipação política. É integrante do Sertão Pernambucano e pertencente à Microrregião do Sertão do Moxotó. Situa-se a oeste de Recife, capital estadual, distante desta 256 km.

A cidade possui características urbanas consistentes, reflexo de sua taxa de 90% de urbanização, possuindo o maior perímetro urbano, a maior população urbana e residindo no distrito sede da Mesorregião do Sertão Pernambucano.

Arcoverde destaca-se nos pólos comercial, de serviços e de entidades governamentais do interior do estado. A cidade respira ares de grandes centros urbanos, efeito causado por cerca de 5 mil pessoas , que visitam a cidade diariamente, em busca do movimentado comércio local, de atendimento médico nas mais variáveis áreas de saúde, na educação, já que Arcoverde possui escolas públicas e privadas bem conceituadas, dois grandes centros de ensino superior (AESA-CESA e UPE), três centros de ensino superior privado a distância, vários centros de ensino técnico privado e uma escola técnica pública estadual (ETE). No lazer, a cidade conta com um diversificado calendário de festividades e com o Cinema Rio Branco, o mais antigo em funcionamento do Brasil.

Um pouco de história

A primeira menção oficial ao povoado Olho d’Água nos livros de atas das sessões da Câmara de Cimbres (atual Pesqueira) data de 1812, fazendo referência à nomeação de José dos Reis Lima para servir no cargo de juiz do Limite desse povoado e de seus subúrbios. Há uma hipótese de que foi também nesse ano (ou dois ou três anos depois) que o capitão Leonardo Pacheco Couto chegou à Fazenda Santa Rita, em Olho d’Água, onde já havia uma povoação com cerca de meia dúzia de casas, em uma das margens do Riacho do Mel. Ele mandou construir em terras de sua fazenda, perto da povoação e a cerca de sete quilômetros da casa da propriedade, a igrejinha de Nossa Senhora do Livramento de Olho d’Água, da freguesia de Cimbres, doando como patrimônio um terreno de 100 braças de frente por uma légua de fundo. A construção da igreja deu outra vida ao povoado de Olho d’Água, do qual se originou Arcoverde.

Pular para o conteúdo