Assinatura Eletrônica de Documentos

FAQ - Perguntas mais frequentes

A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:

  • Reconhecimento facial realizada pelo aplicativo gov.br. (Baixar aqui)
  • Bancos credenciados;
  • Certificado digital;

Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.

  1. Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br
    • Certifique-se de que sua conta gov.br está validada para realizar a assinatura digital;
    • Caso você não tenha uma conta gov.br, acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro” (saiba mais clicando aqui).
  2. Faça o login usando a sua conta gov.br informando seu CPF e senha
    • Após o login, você será direcionado para a tela de “Assinatura de documento”.
  3. Selecione o documento que será assinado
    • Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo no seu computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter a extensão .doc, .docx, .pdf, ou .odt.
  4. Escolha o local onde a assinatura será posicionada no documento
    • Clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada. Em seguida, clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura.
  5. Valide a assinatura
    • Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em “usar gov.br”. Em seguida, insira o código enviado para o seu celular.
      Você verá uma mensagem de sucesso e será direcionado para a página de onde poderá baixar o documento assinado.
  6. Baixe o documento assinado
    • Clique em “Baixar arquivo assinado” para baixar o arquivo .pdf para seu computador, celular ou tablet.
  7. Consulte assinatura no documento (opcional)
    • Acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.

      Também é possível consultar as assinaturas do documento no “Painel de Assinaturas” do Acrobat Reader ou de outros leitores de pdf.

Observação: Saiba como importar os certificados do gov.br no Adobe Acrobat Reader para consultar as assinaturas pelo próprio Acrobat.

Clique aqui para acessar matéria completa sobre o serviço de Assinatura Eletrônica de Documentos veiculada no portal do Crea de Pernambuco.

Clique aqui para exibir tutorial explicando com imagens o passo a passo para se assinar um documento usando a assinatura eletrônica.

Acesse o Portal de
Assinatura Eletrônica

Este serviço está disponível para todo cidadão.