O projeto Crea Convida estreou no dia 9 de fevereiro de 2021 com a proposta de trazer semanalmente um profissional para tratar de temas relevantes no campo das engenharias, geociências e agronomia. As palestras acontecem às terças-feiras, a partir das 19h, sempre com transmissão online no canal do Conselho no YouTube, a TV Crea-PE.

“O Crea Convida é um evento que vai trazer cultura e conhecimento para todos nós. Queremos que o Crea-PE tenha participação efetiva na vida dos profissionais e de todos os cidadãos”, destacou Adriano Lucena, sobre a importância do projeto como fomentador do debate de ideias e soluções.

A seguir, as edições do Crea Convida, todas disponíveis para visualização na plataforma de vídeo.

Data: 25/05/21
Palestrantes: Moacyr Araújo (vice-reitor da UFPE e eng. civil), Adriano Lucena (presidente do Crea-PE), Joseval Carqueija (presidente do Crea-BA) e Luiz Antônio Consenza (presidente do Crea-RK)
Tema: Gestão sustentável de riscos na exploração marinha do óleo e gás
Resumo: Soberania, pesquisas, expertise, sustentabilidade e negociações equivocadas foram alguns dos pontos debatidos na última edição de maio do Crea Convida. Foram discutidos os impactos econômicos e ambientais da decisão do governo federal de incluir para exploração de petróleo e gás natural bacias próximas de áreas de preservação ambiental. O assunto é controverso e gerou diversos questionamentos por parte de autoridades e ambientalistas.

Clique aqui para assistir.




Data: 18/05/21
Palestrantes: Leonardo Cunha (eng. de software), Max Andrade (arquiteto e coordenador da Célula Bim UFPE) e Túlio Paz (bim manager)
Tema: Exemplos de inovação na construção civil usando bimsync: um ambiente comum de dados (CDE) baseado em padrões abertos
Resumo: O ambiente comum de dados é um repositório digital onde as informações de um projeto como modelos, relatórios, planilhas e cronogramas, são concentradas e gerenciadas, permitindo que todos que compõem o projeto possam acessá-las. Este ambiente é um componente central de todos os projetos de construção modernos. Para inovar nessa massa de dados que é coletada, existe um diferenciador fundamental: APIs baseadas em padrões abertos de openBIM! Durante a palestra serão apresentadas as vantagens e exemplos práticos de inovação ao utilizar soluções baseadas em padrões abertos.

Clique aqui para assistir.

Data: 11/05/21
Palestrantes: Jamil Megid Junior (general do exército e diretor de Planejamento Estratégico do ONSV) e Paulo Pêgas (bacharel em Ciências Navais e consultor do IPEA)
Tema: Maio Amarelo: o desafio de salvar vidas no trânsito
Resumo: O Crea Convida de 11 de maio tratou do maior movimento social de promoção da saúde no trânsito do mundo, o Maio Amarelo. Trata-se de uma iniciativa que visa conscientizar e mobilizar os cidadãos sobre  acidentes ocorridos no País. 

Clique aqui para assistir.




 

Data: 04/05/21 
Palestrantes: Avelar Loureiro Filho (eng. civil, presidente da Ademi e do Movimento Pró-Pernambuco) e Cesar Barros Atikum (Arquiteto e filósofo)
Tema: O planejamento metropolitano e suas diretrizes
Resumo: Edição discute a importância do planejamento urbano para o crescimento ordenado e inclusivo da Região Metropolitana do Recife (RMR), com todos os desafios impostos por uma cidade metrópole que abriga mais de quatro milhões de habitantes. No eixo central do debate, foram debatidos temas como o planejamento metropolitano, as novas centralidades, a regularização fundiária, a governança metropolitana e a mobilidade.

Clique aqui para assistir.

 

Data: 27/04/212
Palestrantes: Cristiane Guerra de Holanda (eng. civil) e Eduardo Lira (eng. civil)
Tema: Inspeções prediais: por que fazê-las com regularidade?
Resumo: A segurança dos moradores e pedestres que, inevitavelmente, passam próximo às edificações residenciais e comerciais, sobretudo, daqueles que são “protegidos” por marquises, foi o ponto de partida da discussão do último Crea Convida de abril.

Clique aqui para assistir.

 

 



Data: 20/04/21
Palestrantes: Assis Lacerda Filho (eng. de pesca), Sergio Mattos (eng. de pesca), André Melo (eng. de pesca) e Rodolfo Rangel (eng. de pesca e presidente da AEP-PE)
Tema: Abordagens atuais da engenharia de pesca para Pernambuco
Resumo: O cenário da pesca artesanal e da carcinicultura em Pernambuco, os impactos gerados pelo vazamento de óleo no Litoral nordestino em 2019 e também pela pandemia no último ano, além da política ambiental para o setor, foram alguns dos temas debatidos na edição.

Clique aqui para assistir.





Data: 13/04/21
Palestrantes: Vagner Couto (eng. eletricisa) e Pedro Cavalcanti Filho (eng. eletricista)
Tema:
Mercado de energia solar no Brasil e desenvolvimento de projetos diante do marco regulatório
Resumo:
O Marco Regulatório da Energia foi tema desta edição. Os participantes levantaram ponderações acerca da aprovação pelo Senado Federal do Projeto de Lei nº5829/19, que está mobilizando empresários, distribuidoras de energia e a Agência Distribuidora de Energia Elétrica (Aneel).

Clique aqui para assistir.





Data: 06/04/21
Palestrantes: Ana Rita Leandro dos Santos (eng. agrônoma) e Pedro Mendes Castro (eng. agrônomo)
Tema: Arborização Urbana e a Qualidade Ambiental das Cidades
Resumo: O primeiro Crea Convida de abril tratou do impacto das árvores na promoção da qualidade de vida do ambiente urbano. A influência positiva se dá das mais diversas formas: redução de extremos de calor, retenção e sequestro de poluentes atmosféricos, retenção da água de chuva, chegando até a melhoria da saúde física e mental dos seres humanos.

Clique aqui para assistir.

 

Data: 30/03/21
Palestrante: Juliana Coelho (eng. química)
Participação: Adriano Lucena (eng. civil e presidente do Crea-PE)
Tema: Liderança feminina: a importância da inclusão das mulheres na indústria
Resumo: Com uma trajetória inspiradora, Juliana Coelho falou sobre a carreira dela na Jeep, onde começou como trainee, e sobre a importância da diversidade e da inclusão no espaço profissional. A engenheira químicatratou também sobre a presença da mulher em diferentes ambientes e níveis hierárquicos.

Clique aqui para assistir.

 

 

Data: 23/03/21

Palestrante: Marcos Baptista, arquiteto e presidente da Aries
Participação: Roberto Muniz (engenheiro civil), Maurício Andrade (engenheiro civil) e Geraldo Marinho (arquiteto)
Tema: Projeto Recife 500 anos: as contribuições da engenharia de Pernambuco para a implementação das ações.
Resumo: Edição debate o protagonismo da engenharia na construção e transformação de metrópoles, além de abordar como a engenharia pode contribuir para o Recife do futuro. No centro da conversa está o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, entidade primordial nesse processo de transformação. 

Clique aqui para assistir.

Data: 22/03/21

Palestrante: Manuela Marinho, presidente da Compesa
Tema: Dia Mundial das Águas: desafios do abastecimento na RMR
Resumo: A gestora apresentou o  trabalho do Governo de Pernambuco, especialmente na Região Metropolitana do Recife (RMR). O Estado, que tem a menor disponibilidade hídrica por habitante no País, enfrenta, desde o ano passado, um dos cenários mais críticos no que diz respeito à falta de chuvas na região. Diante da situação atual, foram detalhados os investimentos de curto, médio e longo prazo feitos pela Compesa. 


Clique aqui para assistir.

 

Data: 16/03

Palestrante: Inamara Mélo, secretária-executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco
Tema: As políticas de proteção ambiental no atual cenário: estrutura e efetividade
Resumo: Desafios da política ambiental nos dias atuais no Brasil e em Pernambuco, especialmente em tempos de pandemia.

Clique aqui para assistir.






Data: 09/03

Palestrante: Laís Xavier, presidente da Associação das Empresas de Tecnologia de PE/PB
Tema: A tecnologia como catalisadora das novas mudanças
Resumo: a gestora apresentou o case de sucesso do aplicativo Laudo Maker, ferramenta desenvolvida por ela para calcular os prejuízos causados pelas enchentes, na Mata Sul de Pernambuco, em 2010. O aplicativo, que acabou sendo utilizado pelo Governo do Estado, produziu 42 mil laudos digitais.

Clique aqui para assistir.





Data: 02/03/21

Palestrantes: Alyne Mourão, gerente de Mercado Agro do Banco do Brasil em Pernambuco e Reginaldo Souza, mestre em Gestão Ambiental
Tema: Agricultura familiar: cenários e oportunidades
Resumo: Conceito e como funciona a atividade no Brasil, especialmente no Nordeste, foram o foco do encontro.

Clique aqui para assistir.







Data: 23/02/21

Palestrante: Marco Wolfenson, PhD em Engenharia de Sistemas pelas Cornell University
Tema: Uso da abordagem matemático-estatística para reduzir perdas na construção civil
Resumo: Wolfenson demonstrou como a perda de materiais e de outros insumos nas obras, um dos maiores problemas da construção civil, pode ser resolvida. 

Clique aqui para assistir.








Data: 09/02/21

Palestrante: Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company

Tema: Engenharia em Transformação
Resumo: Conversa sobre o papel da engenharia diante dos desafios propostos pelas profundas mudanças sociais e econômicos provocadas por mais de meio século de revoluções digitais.

Clique aqui para assistir.