13ª edição do Crea na Estrada acontece em Serra Talhada

Aconteceu em Serra Talhada, nesta terça-feira (28), na Faculdade de Integração do Sertão (FIS), a primeira noite da 13ª edição do Crea na Estrada, um projeto promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), que tem o objetivo de atualizar os profissionais e estudantes do interior do Estado, através de palestras com temas atuais e informações do Sistema CONFEA/CREA.

O presidente em exercício, o engenheiro civil e de segurança do trabalho, Fernando Lapenda, realizou a abertura do evento passando a palavra para a Luzia Ferreira, Profª Drª em floricultura, plantas ornamentais, paisagismo e silvicultura da UFRPE, que ministrou palestra sobre o Plano de Arborização. Profissionais de Engenharia Civil, Órgãos Públicos, como o ITERPE e ADAGRO, alunos da FIS, estiveram presentes no encontro.

Dentre os assuntos abordados, a palestrante destacou a importância do plantio de árvores, seja em residências ou nos perímetros urbanos afim de diminuir as temperaturas climáticas. Para ser ter uma ideia, um estudo elaborado pela professora Luzia em parceria com o professor Wellington Lundgren, aponta que entre às 11h30 e 12h30, o asfalto em Serra Talhada chega a dar 60º se não houver uma árvore por perto.

Diante disso, Luzia reforçou a atividade do plantio incentivando o cultivo de árvores nativas da Caatinga pernambucana, uma vez que se adapta muito bem ao clima da região. Entre elas, estão: Baraúna, Angico, Umburana de Cheiro, Pereiro, Tamboril, Pajeú, Mulungú, Ingazeira, Aroeira, além de uma espécie frutífera, o Umbuzeiro. A palestrante ressaltou também a importância de uma poda correta, principalmente nas ruas, devido aos cuidados que devem ser tomados com as fiações elétricas.

Outro destaque da noite, foi a participação do CREA Móvel. O carro estava localizado na FIS e atendeu os profissionais do sistema. O veículo é adaptado para prestar serviços do Conselho, antes só oferecidos na Sede e nas Inspetorias.

A segunda noite do evento acontece hoje, 29, às 19h no mesmo local e abordará o tema Trabalho em altura: ancoragem e linha de vida confome anexo II na NR35, com o engenheiro mecânico, Felipe Duarte.