20 de setembro – Dia do Engenheiro Químico

Hoje é o Dia do Engenheiro Químico e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) parabeniza os profissionais responsáveis, de forma geral, pelo desenvolvimento de produtos e processos em escala industrial. O engenheiro químico formula e resolve problemas de Engenharia relacionados à indústria química, acompanhando o processo de manutenção e a operação de sistemas. No Brasil, há cerca de 20 mil engenheiros com especialização na área, o que significa aproximadamente 3,5% do total dos engenheiros. A cada ano, cerca de 1.300 alunos formam-se nos cursos de Engenharia Química.

O exercício da profissão é regulado pela Lei Federal 5.194, de 24 de dezembro de 1966, a mesma que regulamenta a profissão dos demais engenheiros e do arquiteto. Esta lei foi regulamentada pelo Decreto Federal 620, de 10 de junho de 1969.

Os segmentos de controle de processos, que demandam conhecimento de alta tecnologia, e de processos biotecnológicos em geral, valorizam cada vez mais o engenheiro químico.