Crea-PE

Lideranças do CREA-PE participaram da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, em Goiás

Com a presença do presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger, e outros 26 presidentes de Creas e autoridades, a 3ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea tem como objetivo buscar a unidade de ação em relação ao funcionamento do Sistema Confea/Crea

O Presidente em Exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), o Eng. Civil e de Segurança do Trabalho, Fernando Lapenda, além do Chefe de Gabinete, o Eng. Agrônomo, Joadson Souza, participaram da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento aconteceu entre os dias 06 e 08 de junho na Sede do CREA-GO, em Goiânia.

Entre as autoridades presentes na reunião, estiveram o presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger; o diretor presidente em exercício da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua, Eng. Civil Marcelo Morais, o presidente do Crea-GO e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua (CP), Eng. Francisco Almeida, o presidente do Crea-SE e vice-coordenador do CP, Eng. Agrônomo Arício Resende; presidentes de outros 25 Creas e outras autoridades.

A mesa de abertura do evento, contou com a presença do presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger (E); do presidente do Crea-GO e coordenador do CP, Eng. Francisco Almeida; d o presidente do Crea-SE e vice-coordenador do CP, Eng. Agronomo Arício Resende; e o diretor-presidente em exercício da Mútua, Eng. Civil Marcelo Morais (D)

Na abertura do evento, que tem como um dos seus principais objetivos buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento de todo o Sistema Confea/Crea, por meio da uniformização de procedimentos, o diretor presidente da Mútua, Eng. Civil Marcelo Morais, e o presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger, aproveitaram a oportunidade para saudar a todos os presentes, desejando um “bom trabalho nos três dias de atividades”, como destacou Joel.

Homenagens

O presidente em exercício do Conselho pernambucano, Fernando Lapenda recebeu seu certificado das mãos de Joel Krüger, Ana Renata Litfalla e do 1º vice-presidente do Crea-GO, Eng. Civil Ricardo Veiga.

Ainda durante a abertura da reunião do CP em Goiás, os representantes de todos os Creas presentes, o presidente do Confea e os diretores da Mútua nacional e de Goiás, receberam certificado conferindo a cada instituição honraria pelas relevantes contribuições à construção da história do Crea-GO, que neste ano comemora seu Jubileu de Ouro. Os certificados foram entregues, um a um, pelos presidentes do Crea-GO e do Confea, e a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Jubileu de Ouro do Crea-GO, conselheira Eng. Civil e Segurança do Trabalho, Ana Renata Volpini Litfalla.

Palestras
O primeiro dia de evento também foi marcado pela palestra do diretor da Associação dos Empregados de Furnas (Asef), Eng. Eletricista Felipe Chaves, que falou aos representantes do Sistema sobre os “Impactos da privatização da Eletrobras na soberania e na Engenharia do Brasil”. Em sua fala, o engenheiro tratou sobre o processo de privatização da Eletrobras; como o projeto foi desenvolvido; e as razões que levaram o Governo Federal a propor esse projeto. “Durante a palestra, abordei os impactos que uma possível privatização poderia ocasionar ao país, à Engenharia, à Ciência e Tecnologia e às pesquisas em desenvolvimento no Brasil, além dos possíveis efeitos nas tarifas”, explicou.

O diretor da Asef, Eng. Eletricista Felipe Chaves, ministra palestra sobre “Impactos da privatização da Eletrobras na soberania e na Engenharia do Brasil”

No dia 07/06, a palestra “Ferrovias no Brasil – A malha atual e os problemas que impedem a sua expansão”, foi ministrada pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), com experiência prática na construção, manutenção e fiscalização de obras ferroviárias, Eng. Civil George Rangel; Contaram ainda com as seguintes apresentações:  Módulo de Fiscalização Sustentável”, Eng. Roger Danillo Barcellos S. Medeiros, “Módulo de Fiscalização Proativo”, Edvaldo Pereira Maia  e a apresentação sobre o Livro de Ordem, realizada pela líder da Área de Análise de Processos de Registro do Crea-GO, Eng. Civil Kamilla Geaninne Pires.

Discussões

Outras discussões de assuntos inerentes ao Sistema Confea/Crea e Mútua foram abordados na pauta da 3ª Reunião do CP em 2018. Entre os assuntos, estão: informes sobre a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada de 21 a 24 de agosto, em Maceió-AL; melhorias tecnológicas de todo o Sistema; a criação do Conselho dos Técnicos; contrato entre Confea, Creas e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); fiscalização em hospitais e clínicas e outros.

Com informações do Confea/Crea-GO

Skip to content