Conselheiros que assumiram ou renovaram o mandato em 2025 participaram do 4º Crea Capacita Conselheiros nesta sexta (17) e sábado (18)
Durante dois dias, os conselheiros do Crea-PE que assumiram ou renovaram o mandato neste ano participaram de uma capacitação promovida pelo Conselho. O 4º Crea Capacita Conselheiros abordou temas importantes para a execução do trabalho pelos conselheiros, no Plenário, Câmaras Especializadas e Comissões Especiais. O encontro aconteceu na sexta (17) e sábado (18), no Marante Executive Hotel, em Boa Viagem.
Na abertura do 4° Crea Capacita Engenheiros, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, abordou alguns temas importantes que merecem ser debatidos pelos conselheiros e os que fazem parte do dia a dia da atuação durante o mandato. Adriano Lucena ressaltou o papel dos conselheiros, a necessidade de modificação do regimento interno, a importância das entregas aos profissionais, além da interação com a sociedade e a universidade.
“Os conselheiros têm um papel fundamental no dia a dia dos profissionais e também de levar para fora do Conselho o conhecimento sobre o papel do Crea-PE de defesa do profissional e da sociedade”, afirmou. O presidente também reforçou a importância da participação dos conselheiros nos debates sobre as obras estruturadoras para o desenvolvimento do Estado.
A palestra de abertura da capacitação foi ministrada pelo conselheiro federal Nielsen Christianni. O representante de Pernambuco no Confea apresentou o Sistema Confea/Crea e Mútua; o papel, os deveres e direitos dos conselheiros. Ele também abordou o Código de Ética Profissional, tirou dúvidas dos conselheiros, que também apresentaram sugestões para o aprimoramento do Conselho.
No segundo dia da capacitação, o foco foi o funcionamento interno do Crea-PE, especialmente as áreas de atuação dos conselheiros. O 1° vice-presidente do Crea-PE, Luiz Fernando Borges, fez a saudação aos novos conselheiros. “É importante que possamos construir estratégias comuns para o atendimento e engajamento dos profissionais, considerando as aspirações e capacidades das pessoas que fazem parte desse Conselho”, ressaltou.
Os conselheiros tiveram oportunidade de conhecer ou aprofundar o regimento interno e a estrutura funcional do Crea-PE, suas atribuições no Plenário, Câmaras Especializadas e Comissões Especiais, ações de fiscalizações, ART e CAT, entre outros temas. Também foi apresentado pelo corpo técnico do Crea-PE simulações práticas sobre análise de processos e as reuniões virtuais.