72ª Soea, que começa nesta semana, terá cerca de 3 mil participantes

banner_horizontal-930x316Dos 2,8 mil participantes inscritos na 72ª Soea – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, 23,5% são engenheiros civis. Em segundo lugar vêm os agrônomos, com 10,5% da fatia. Em seguida, ocupam as estatísticas os engenheiros eletricistas (7,25%) e os engenheiros mecânicos (4,4%). A 72ª Soea será realizada entre 15 e 18 de setembro, em Fortaleza (CE).

Paralelamente à Soea, será realizado o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que, até o momento, conta com 550 participantes inscritos e 801 trabalhos enviados*. A predominância dos trabalhos do Contecc se inverte em relação às inscrições da Soea: 43,7% são da área de Agronomia e 25% são da área de Civil. As inscrições para o Contecc estão encerradas.

Quanto às estatísticas regionais, o Nordeste predomina na Semana: são 15,8% de inscrições do Ceará, 11% do Piauí e 8,4% do Maranhão. Além da proximidade, o fato do Piauí estar em segundo lugar pode ser resultado do fato de que a edição da Soea do ano passado foi realizada em Teresina, envolvendo intensamente profissionais e estudantes piauienses.

O Nordeste também é referência entre os 550 participantes do Confecc. 19% são da Paraíba, 18,7% do Ceará e 11,2% do Rio Grande do Norte. O fato de o coordenador do Contecc, conselheiro federal José Geraldo Baracuhy, ser professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pode explicar a alta taxa de participação do Nordeste no Congresso.

Quanto à faixa etária, os números divergem entre Semana e Congresso. Na Soea, a mesma porcentagem (32%) dividem os dois grupos-limite da estatística: profissionais e estudantes de 15 a 24 anos e aqueles com mais de 55 anos. Já no Contecc, o número de participantes entre 15 a 34 anos representam 74% da fatia.