Cerimônia aconteceu nesta terça (11) no Restaurante Adega Português

O Crea-PE reconheceu e premiou personalidades, entidades e imagens que contribuem com atitudes e um olhar diferenciado sobre o meio ambiente. Nesta terça (11), o Conselho fez a entrega do XIII Prêmio Crea-PE de Fotografia e Meio Ambiente e do XV Prêmio Crea-PE de Meio Ambiente, promovido pelo Conselho em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope). Os vencedores foram anunciados em cerimônia no Restaurante Adega Português, nas Graças.
O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, destacou a importância da premiação e a contribuição de todos para o meio ambiente. “Os prêmios têm como objetivo fortalecer a participação dos profissionais do Sistema e da sociedade no debate sobre o meio ambiente”, destacou Adriano Lucena. Ele ressaltou também o papel do Conselho na defesa de soluções que impactem positivamente as pessoas e o meio ambiente. “Precisamos gerar condições para que as pessoas possam viver dignamente. Levar água, energia e saneamento
No Prêmio de Fotografia e Meio Ambiente os vencedores foram divididos em duas categorias: profissionais e estudantes das modalidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea e jornalistas, repórteres fotográficos e estudantes vinculados à Comunicação Social, à Imprensa e ao Jornalismo. Os profissionais e estudantes tiveram os trabalhos premiados como 1º e 2º lugar, além de menção honrosa.
João Eduardo Martins Silva, primeiro lugar na Categoria I – Profissionais agradeceu ao Crea-PE pela iniciativa e por ter seu trabalho reconhecido. “É uma oportunidade para reflexão sobre o meio ambiente em que a gente está inserido”, afirmou. Já Flávio Eduardo Loiola Fonseca, 1º lugar na Categoria II – Profissionais, destacou o incentivo à arte, através da fotografia. “Me sinto muito honrado com essa premiação e gostaria de agradecer a todos que votaram”, afirmou.
Já o Prêmio de Meio Ambiente reconheceu a iniciativa de Adelmo Santos, idealizador do projeto Mudas Nativas da Caatinga – Viveiro Florestal Catolé, em Afogados da Ingazeira, Sertão do Estado, e da Cartilha Caatinga Guardiã da Água. Santos recebeu o prêmio na categoria Pessoa Física. Na categoria Entidade/Instituição, o vencedor foi o Fórum Socioambiental de Aldeia, representado por Herbert Tejo.
“Foi muito gratificante e honroso o reconhecimento a essa caminhada que a gente desenvolve há 30 anos no processo de regeneeração do bioma da caatinga e da recuperação do Rio Pajeú”, afirmou Adelmo Santos. “É muito bom ver o Crea-PE promovendo uma premiação ao desenvolvimento sustentável”, afirmou Alberto Tejo. A secretária executiva de Meio Ambiente, Helena Saboya, disse que o prêmio é importante para fortalecer as questões do meio ambiente. “Foi muito representativo a premiação reconhecer projetos em dois biomas de diferentes regiões do Estado, como a Mata Atlântica e a Caatinga”, declarou.
Confira os vencedores do XV Prêmio de Fotografia e Meio Ambiente
Categoria I – Profissionais das modalidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea
João Eduardo Martins Silva – 1º lugar
Breno Roberto Pessoa de Albuquerque – 2º Lugar
Tatiana Pereira da Silva Souza – Menção honrosa
Categoria I – Estudantes das modalidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea
Rayanne Roberta de Andrade Nery – 1º lugar
José Rodrigo da Silva – 2º lugar
Thaynná Augusta Pereira Cavalcanti – Menção honrosa
Categoria II – Jornalistas, repórteres fotográficos vinculados à Comunicação Social, à Imprensa e ao Jornalismo
Flávio Eduardo Loiola Fonseca – 1º lugar
José Wilker Matos de Albuquerque – 2º lugar
Marina Emanuelle Torres Oliveira – Menção Honrosa
Categoria II – Estudantes vinculados à Comunicação Social, à Imprensa e ao Jornalismo
Daila Laila Emyle de Santana – 1º lugar
Guilherme Silva dos Santos – 2º lugar
Weslly Gomes de Vasconcelos Costa – Menção Honrosa
Confira as fotos premiadas





































