Presidente do Conselho, Adriano Lucena, esteve na solenidade de abertura do evento
Um evento acadêmico voltado ao debate sobre políticas públicas para a pesca, aquicultura, sustentabilidade e segurança alimentar. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou, nesta quarta-feira (10), da cerimônia de abertura da XXV Semana do Engenheiro de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife.
Até o dia 12 de dezembro, estudantes, docentes, profissionais, representantes do Governo do Estado e de empresas do setor se reúnem para discutir os rumos das políticas públicas que impactam diretamente a pesca e a aquicultura em Pernambuco e no Brasil. A programação conta com palestras, debates, oficinas e minicursos. O evento lança luz sobre desafios, avanços e estratégias para a promoção da sustentabilidade da atividade pesqueira e a segurança alimentar para a sociedade.
A mesa de abertura contou com a participação o diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, Vanildo Oliveira; do coordenador do Curso de Engenharia de Pesca Paulo Oliveira; da bióloga Maria Chagas; da secretária executiva de Meio Ambiente do Esado, Helena Saboya; e da presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado de Pernambuco (AEP-PE), Maria Efigênia Farias.
Em sua fala, Adriano Lucena elogiou o engajamento dos estudantes e destacou a importância histórica do evento. “Esta já é a 25ª edição da Semana do Engenheiro de Pesca da UFRPE. Isso mostra que o evento tem história. Esse é um momento de muito aprendizado e troca de experiências, sobretudo para os estudantes. Não é fácil fazer acontecer, mas, com a colaboração de todos, torna-se possível”, falou.
O diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, Vanildo Oliveira, ressaltou a relevância socioeconômica do setor para o país. “Hoje estamos comemorando a nossa Semana de Engenharia de Pesca, discutindo o futuro de uma profissão que exerce um papel fundamental na produção de alimentos a partir dos recursos aquáticos, dentro dos padrões de sustentabilidade no Brasil”, declarou.
A secretária executiva de Meio Ambiente, Helena Saboya, falou sobre algumas políticas públicas votadas para o fortalecimento da atividade pesqueira desenvolvidas em Pernambuco. “Para a Semas, é um prazer participar da UFRPE, ao lado do Crea-PE e de outras instituições, de um evento organizado pelos alunos para discutir a profissão de engenharia de pesca e falar sobre a gestão pesqueira em nosso estado”, pontuou.














