Crea-PE

Crea-PE participa da XXV Semana do Engenheiro de Pesca da UFRPE

Presidente do Conselho, Adriano Lucena, esteve na solenidade de abertura do evento

Um evento acadêmico voltado ao debate sobre políticas públicas para a pesca, aquicultura, sustentabilidade e segurança alimentar. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou, nesta quarta-feira (10), da cerimônia de abertura da XXV Semana do Engenheiro de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife.

Até o dia 12 de dezembro, estudantes, docentes, profissionais, representantes do Governo do Estado e de empresas do setor se reúnem para discutir os rumos das políticas públicas que impactam diretamente a pesca e a aquicultura em Pernambuco e no Brasil. A programação conta com palestras, debates, oficinas e minicursos. O evento lança luz sobre desafios, avanços e estratégias para a promoção da sustentabilidade da atividade pesqueira e a segurança alimentar para a sociedade.

A mesa de abertura contou com a participação o diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, Vanildo Oliveira; do coordenador do Curso de Engenharia de Pesca Paulo Oliveira; da bióloga Maria Chagas; da secretária executiva de Meio Ambiente do Esado, Helena Saboya; e da presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado de Pernambuco (AEP-PE), Maria Efigênia Farias.

Em sua fala, Adriano Lucena elogiou o engajamento dos estudantes e destacou a importância histórica do evento. “Esta já é a 25ª edição da Semana do Engenheiro de Pesca da UFRPE. Isso mostra que o evento tem história. Esse é um momento de muito aprendizado e troca de experiências, sobretudo para os estudantes. Não é fácil fazer acontecer, mas, com a colaboração de todos, torna-se possível”, falou.

O diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, Vanildo Oliveira, ressaltou a relevância socioeconômica do setor para o país. “Hoje estamos comemorando a nossa Semana de Engenharia de Pesca, discutindo o futuro de uma profissão que exerce um papel fundamental na produção de alimentos a partir dos recursos aquáticos, dentro dos padrões de sustentabilidade no Brasil”, declarou.

A secretária executiva de Meio Ambiente, Helena Saboya, falou sobre algumas políticas públicas votadas para o fortalecimento da atividade pesqueira desenvolvidas em Pernambuco. “Para a Semas, é um prazer participar da UFRPE, ao lado do Crea-PE e de outras instituições, de um evento organizado pelos alunos para discutir a profissão de engenharia de pesca e falar sobre a gestão pesqueira em nosso estado”, pontuou.

Pular para o conteúdo