Crea-PE

Saiba quem são os coordenadores das Câmaras Especializadas do Crea-PE de 2026

Apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional estão entre as funções da Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais. Tais instrumentos são compostos por profissionais ligados ao Conselho, que anualmente renovam sua coordenação. 

O Crea Pernambuco hoje tem sete Câmaras Especializadas: Engenharia Civil (CEEC), Engenharia Elétrica (CEEE), Engenharia Mecânica, Metalurgia e Química (CEEMMQ), Agronomia (CEAG), Geologia e Engenharia de Minas (CEGEM), Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST) e Engenharia Florestal (CEEF).

Conheça os coordenadores das Câmaras Especializadas:

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA, MECÂNICA METALÚRGICA E QUÍMICA – CEEMMQ


Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPE, em 1978, e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UPE-2010). Atua na iniciativa privada na área de manutenção de equipamentos e em obras de dragagem de grande porte. Iniciou em 2012 no Sistema Confea/Crea e Mútua, como conselheiro suplente pelo Clube de Engenharia de Pernambuco. Coordenou a CEEMMQ e a Comissão de Divulgação. Foi coordenador-adjunto nas comissões de Ética e Acessibilidade, além de participar da CEAP, entre outras comissões. Coordenou o CEP-PE em 2022 e a Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Câmara de Engenharia Industrial nos anos de 2017 e 2023.

Engenheiro industrial da modalidade mecânica, graduado pela Escola politécnica da UPP, em 1971. Aposentado da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Exerceu mandato de conselheiro titular do Crea-PE no triênio 2020 a 2022.

 

 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE AGRONOMIA – CEAG

Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra). É mestre em extensão rural (Univasf); especialista em associativismo (UFRPE). É professor e diretor da Faciagra desde 1993. Também lecionou administração rural e economia rural. Foi coordenador no Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco, de 2015 a 2022. Atuou por seis anos na ONG Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), junto à famílias agricultoras. Em 2025 atuou como 2º diretor administrativo do Crea-PE.

Graduado em Engenharia de Pesca na UFRPE, com especialização. Tem pós-graduação em Desenvolvimento Urbano e Rural pela Unicap. Na grade acadêmica ainda conta com mestrado em Oceanografia Biológica pela UFPE. Em 1991, foi assessor de pesca e planejamento agrícola, prestando assessoria à Colônia de Pescadores Z-5. Na área ambiental, reúne experiência em entidades municipais, estaduais e federais. Atua no Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco, e é consultor ambiental em licenciamento, avaliação de impactos na zona costeira e perícias judiciais federais; colaborador do CEMIT e Membro efetivo do Comitê Gestor da Pesca Artesanal de Pernambuco. 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE SEGURANÇA DO TRABALHO – CEEST

Graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1987, e pós-graduada em Engenharia Segurança do Trabalho (2011), pela Escola Politécnica de Pernambuco/Universidade de Pernambuco. Tem expertise no mercado privado em projetos e implantação de sistemas de irrigação/drenagem agrícola e abastecimento de água potável. Foi engenheira sênior do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e convênio da Fundação Comitê de Gestão Empresarial e da empresa Projetec, atuando diretamente com a Chesf. Como Engenheira de Segurança do Trabalho desempenhou no Serviço Social da Indústria/DR-PE e no Sistema Fiepe, atividades de Coordenação do SESMT, assistente técnica de perícias e elaboração de programas, inspeções periódicas e laudos técnicos em SST e ergonomia em indústrias de Pernambuco.

Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, é engenheiro mecânico, graduado pela Uninassau, engenheiro civil e engenheiro ambiental e sanitário, além de engenheiro eletricista. Também reúne os títulos de especialista em Higiene Ocupacional (Esuda), Engenharia do Saneamento (UNICID/INBEC), além de Cálculo Estrutural de Concreto e Fundações (INBEC/UNIP). Tem ainda pós-graduação em Segurança do Trabalho e Cálculo Estrutural de Concreto e Fundações e Avaliações e Perícias. Atua na Engiwater Engenharia Ambiental e Mecânica Ltda. Foi inspetor coordenador do Crea-PE no Cabo de Santo Agostinho.

 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL – CEEF

Graduado em Engenharia Florestal (UFRPE-2009), Licenciatura em Ciências Agrícolas (UFRPE-2011), mestrado em Ciências Florestais (UFRPE-2012), doutorado em Ciências Florestais (UFRPE-2016) e especialização em Manejo Florestal, pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia, (2009). Lecionou na Autarquia Educacional do Araripe, foi secretário executivo da Agência Municipal de Meio Ambiente de Araripina, consultor na área ambiental e florestal e diretor da APEEF, conselheiro da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe e do Consema . Atualmente é Diretor Técnico e de Planejamento na Refloram Consultoria e Planejamento Ambiental.
 

Graduado em Engenharia Florestal (UFRPE-2009), Licenciatura em Ciências Agrícolas (UFRPE-2011), mestrado em Ciências Florestais (UFRPE-2012), doutorado em Ciências Florestais (UFRPE-2016) e especialização em Manejo Florestal, pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia, (2009). Lecionou na Autarquia Educacional do Araripe, foi secretário executivo da Agência Municipal de Meio Ambiente de Araripina, consultor na área ambiental e florestal e diretor da APEEF, conselheiro da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe e do Consema . Atualmente é Diretor Técnico e de Planejamento na Refloram Consultoria e Planejamento Ambiental.
 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS – CEGEM

 

Formada em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2016. Atualmente trabalha como engenheira de Minas em empresa privada na área de mineração. É consultora em Engenharia de Minas com atuação em licenciamento ambiental na área de mineração e outorga de recursos hídricos, realizando atividades em âmbito nacional. Consultora em Engenharia de Minas com atuação em licenciamento ambiental na área de mineração e outorga de recursos hídricos.

 

Geóloga, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1983. Tem mestrado em Geociências pela (UFPE – 1990), doutorado em Química (UFPE – 2000). Foi professora titular da área de Mineralogia da UFPE (1985 – 2019), presidente da Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP) por dois mandatos: nas gestões de 2019-2021 e 2014-2016. Criou e organizou as Feiras de Minerais da UFPE (2004 – 2019). Recebeu homenagem da Câmara Municipal do Recife no Dia Internacional da Mulher como uma das Mulheres Líderes da Geologia e foi escolhida para representar a AGP.

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA – CEEE

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE em 1980. Trabalhou na Companhia Hidroelétrica do São Francisco por 31 anos com experiência em geração e transmissão de grandes blocos de energia. Já exerceu funções de Direção no Clube de Engenharia de Pernambuco, no Sindicato dos Engenheiros no Estado de PE e neste Crea PE.

Engenheiro Eletricista graduado na Escola Politécnica de Pernambuco (1977). Tem vários cursos de especialização na área, em projetos, instalações e manutenção. Trabalhou com consultoria nas empresas Telemar, Telpe, Detelpe e SPIF. Atua na coordenação e gestão de pessoas, projetos e orçamentos. Também realiza trabalhos voluntários nas áreas cultural e esportiva.

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL – CEEC

Formada em Engenharia Civil pela Unicap. Tem especialização no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, da Fundação Dom Cabral, em 2015. É sócia-diretora da Colmeia Arquitetura e Engenharia Ltda, desde 1992. Na Prefeitura de Olinda, atuou na Secretaria de Obras, como chefe do Departamento de Programas Especiais e diretora de Pesquisa, Produção e Obras, além de gerente de Produção e Pesquisa de Materiais. Foi secretária-adjunta de Meio Ambiente, Habitação e Saneamento da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (1997- 2000) e conselheira de Suape.

Formada em Engenharia Civil, em 2001, na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE). Tem pós-graduação em Engenharia Diagnóstica e Engenharia de Segurança do Trabalho. É a segunda diretora Administrativa do Crea-PE. Atualmente, presta serviço à Justiça como perita judicial, atendendo aos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Conheça todos os integrantes das Câmaras Especializadas do Crea-PE de 2026

Pular para o conteúdo