AEAMBES-PE comemora Dia do Engenheiro Ambiental com apoio do Crea-PE

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), apoiará as comemorações que serão realizadas pela Associação dos Engenheiros Ambientais e Ambientais e Sanitaristas de Pernambuco (AEAMBSPE), em homenagem ao Dia do Engenheiro Ambiental na próxima sexta-feira (31), quando, no auditório do Conselho haverá evento com abertura marcada para as 18h.
De acordo com a programação, no início do encontro haverá um momento de descontração com coffe e feira sustentável. Em seguida será feita pelo presidente do Crea-PE, Evandro Alencar a abertura oficial do evento. A abertura seguirá com fala dos presidentes da AEAMBS-PE e da AEAMBA-PE, Rodolfo Alves e Luiz Gustavo, Respectivamente.
Em seguida, três palestras sobre O Sistema Confea/Crea e Mútua para a Engenharia; Energia Solar – Presente ou Futuro? e Novas Tecnologias em Ações de Meio Ambiente e O desafio das Mulheres na Engenharia Ambiental serão feitas pelo conselheiro Federal Waldir Duarte Costa Filho (Confea), engenheiro ambiental Fernando Henrique (AEAMBS-PE), engenheiro ambiental Cláudio Filho (AEAMBA-PE) e engenheira ambiental Letícia Cavalcante (AEAMBA-PE), respectivamente.
“Temos grande satisfação em fazer parte das comemorações em alusão ao Dia do Engenheiro Ambiental, profissionais que têm a grande e fundamental importância para a sustentabilidade do nosso Planeta e, sobretudo, a nobre tarefa de buscar soluções que garantam melhor qualidade de vida para os cidadãos”, comemora o presidente Evandro Alencar.
As palestras antecedem a formação de mesa para debate dos temas abordados das 20h45 às 21h30, quando serão iniciadas as considerações finais pelos engenheiros Evandro Alencar, Rodolfo Alves e Luiz Gustavo.
Engenheiro Ambiental
Dar respaldo à natureza em meio ao processo de urbanização desenfreada, por meio do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias, é a principal atividade do Engenheiro Ambiental, profissional que atua na preservação da qualidade da água, do ar e do solo e, quando o dano ambiental não pode ser evitado, busca medidas mitigadoras. Trata-se de modalidade diretamente ligada à luta em prol de um planeta mais limpo e saudável.
Segundo dados do último censo Estatísticas da Educação Superior do MEC, no Brasil são 140 Instituições de Ensino oferecendo 169 cursos de Engenharia Ambiental para cerca de 27 mil estudantes – um universo em franco crescimento graças ao empenho e estimulo a maior coordenação e administração de redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto; supervisão à coleta e ao descarte dos resíduos; avaliação do impacto de grandes obras sobre o meio ambiente; e prevenção contra a poluição causada por indústrias, entre outros cuidados.
Com atuação em agências de meio ambiente, polos industriais, na mineração e localização de aquíferos, controlando, prevenindo e tratando a poluição atmosférica, e identificando campos de petróleo, os Engenheiros Ambientais têm pela frente um vasto horizonte profissional e merecem os parabéns pela posição de destaque.