Crea-PE

Benefício proposto pelo Crea-PE é tema de estande da Mútua na 72ª Soea

DSCF6609Com o slogan, “Benefícios que renovam suas energias”, o estande da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), na 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontece no Centro de Eventos de Fortaleza, faz alusão não apenas ao tema central do evento, “Sustentabilidade: Água, Energia e Inovação Tecnológica”, mas, também, ao novo benefício “Energias Renováveis” que, por proposição do presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, passará a ser oferecido aos profissionais associados à Mútua a partir do próximo ano.

O novo benefício poderá representar ganhos ambientais e ainda econômicos para os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.  A linha de crédito que disponibiliza recursos para que o associado faça adaptações domiciliares e em escritórios por meio do uso de energia eólica e/ou solar foi proposta pelo presidente Evandro Alencar, após contatar empresa especializada na tecnologia. “Em maio, eu havia chamado uma empresa para fazer o projeto e o orçamento para a implantação de uma planta de energia solar para a sede do Crea-PE e da inspetoria de Petrolina.  Então, tive esse ‘insight’, já que o contexto atual é de incentivar o uso de energias renováveis e também seria uma oportunidade de beneficiar o profissional, que terá até 36 meses, trocando sua despesa em energia por um investimento”, explica.

“Estamos satisfeitos com a aprovação da nossa proposta, principalmente, porque o benefício atenderá à necessidade, não só dos profissionais, mas também do País, que passa por uma grave crise na geração de energia. Sabemos que precisamos encontrar alternativas tecnológicas que nos possibilitem superar as dificuldades que teremos que enfrentar, em médio e longo prazos, em decorrência da escassez dos nossos recursos naturais”, alertou Evandro Alencar.

principal_mutuaO diretor-presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, explica a relevância da Soea para a Mútua: “É o momento em que podemos apresentar para os participantes as inovações, novos benefícios e o quanto a Mútua tem evoluído desde sua criação, principalmente nos últimos 12 anos. Nesse sentido, essas conquistas serão apresentadas no nosso estande e também nas reuniões que realizaremos com nossos diretores regionais e com as delegações dos Creas e Caixas”.

Sendo essa a primeira Soea da nova Diretoria Executiva da Mútua e aproveitando também que estarão presentes todos os diretores de Caixas, Paulo Guimarães explica que a Semana também servirá para o levantamento de propostas das Regionais. “Posteriormente essas propostas serão analisadas para definirmos o que pode ser incorporado nesses três anos da gestão”, ressalta o presidente da Mútua.

“A 72ª Soea será o marco inicial dessa nova Diretoria Executiva da Mútua. Vamos começar com o pé direito, pois já na terceira semana da gestão estamos na Soea em contato com todas as pessoas que podem nos ajudar a alcançar nossos objetivos para a Mútua no triênio”, comenta o diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Jorge Silveira. Para ele, outro ponto que deve ser lembrando ao se falar de Soea é novo perfil do evento: “Seguiremos este ano com o novo modelo de Soea, iniciado no ano passado em Teresina, e tenho certeza que o evento este ano também será um sucesso pelo belo trabalho desenvolvido por toda a equipe da organização e pela a estrutura do Centro de Convenções do Ceará”, avalia Jorge Silveira.

Pela participação maciça dos profissionais e estudantes da área tecnológica, o diretor financeiro da Mútua, engenheiro civil Gerson Taguatinga, acredita que a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia é o principal espaço de debate dos tema mais expressivos do Sistema. “Para a Mútua, a Soea representa uma vitrine dos seus produtos e serviços e, também, um momento em que a Caixa de Assistência pode estar mais próxima dos profissionais – mutualistas ou não -, recebendo, inclusive, o retorno deles sobre o seu trabalho e também as demandas de cada um”, completa Taguatinga.

A expectativa de que a 72ª Soea seja um evento agregador de conhecimentos e uma oportunidade de troca de experiências também foi reforçada pelo diretor administrativo da Mútua, eng. civ., mec. e de Seg. do Trab. Julio Fialkoski. Salientando o papel assistencial da Instituição, o diretor mencionou que espera receber muitos congressistas no estande da Mútua na ExpoSoea e deseja que todos saiam de lá satisfeitos. “Nós da Mútua estaremos presentes para atendimento aos profissionais, ampliando nosso quadro associativo e demonstrando nossa capacidade de apoio e amparo às suas necessidades, conforme preceitua a Lei 6496”, afirma Fialkoski.

Mostrando sincronia com os demais diretores executivos, o diretor de Tecnologia da Mútua, engenheiro civil Marcelo Morais, também enfatiza que a 72ª Soea servirá para a Mútua compilar sugestões e projetos que poderão compor o plano de trabalho dessa gestão. Conforme ele assinalou, a expectativa é “colher as observações dos mais de 3 mil participantes do evento, para que sejam incorporadas ao dia a dia da Instituição.” Marcelo Morais foi um dos anfitriões da edição passada da Soea e acredita que o sucesso se repetirá neste ano. “Fui um dos propositores para que a 71ª Soea fosse realizada no Piauí e tivemos um grande evento, que foi bastante elogiado. Tenho certeza que neste ano, no Ceará, vamos ter uma Semana de Engenharia ainda melhor, devido à estrutura da cidade e do Centro de Convenções”, avalia.

Benefícios

A Mútua mais uma vez participa de toda a programação do evento com sua delegação, que será composta pelos cinco diretores executivos da Instituição e os 81 diretores regionais das Caixas de todos os estados. A Mútua também integrará a ExpoSoea com estande especial, de 200 metros.

No estande da Mútua estarão disponíveis todos os serviços para quem já é associado, além de promoções disponibilizadas por parceiros, cortesias e muito mais. Para os profissionais que ainda não são mutualistas será possível a efetivação da inscrição na Caixa de Assistência.

O estande da Mútua receberá o ex-diretor da Instituição, eng. agr. Ricardo Veiga, para lançamento especial do seu livro “FCA, 50 ANOS – Reminiscências”, com relatos dos principais fatos da história da Faculdade de Ciências Agronômicas do Campus de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

Com informações da ACME

Pular para o conteúdo