Capa > Geral > Celebrado memorando pela mobilidade tecnológica internacional

Celebrado memorando pela mobilidade tecnológica internacional

Ao lado de representantes da Upadi de diversos países, José Tadeu da Silva assina memorando voltado ao livre trânsito profissional, acadêmico e institucional para as áreas tecnológicas

Celebrado por lideranças de entidades representativas de 96 países ligados à Federação Mundial de Engenheiros – Fmoi, 27 países ligados à União Panamericana de Associações de Engenheiros – Upadi e ainda por representantes da Austrália, Estados Unidos e Dinamarca, presentes ao último dia da 72ª Soea, foi assinado, nesta sexta (18), um Memorando a ser debatido pelas entidades e países, buscando estabelecer uma proposta de integração e mobilidade institucional acadêmica e empresarial em nível global. “As institiuições se comprometem a elaborar até 18 de dezembro de 2015, um Programa de Colaboração Internacional em Engenharia e Agronomia, por meio de um acordo internacional específico com validade inicial de cinco anos”, relata o documento. “Um momento histórico para a engenharia mundial”, expressou o presidente do Confea, José Tadeu da Silva.

A discussão havia sido iniciada no dia anterior, durante a Oficina Internacional de Educação e Empreendedorismo em Engenharia. Nos dois dias de discussão, os participantes da Oficina demonstraram confiança de que a iniciativa proposta pelo Confea, em nível interinstitucional, possa representar um marco para a engenharia mundial. “Elaboramos primeiro um memorando de entendimento, uma minuta. Se o mundo está globalizado, a engenharia estará globalizada. Creio que este documento sintetizou o mínimo do que idealizamos, nesse entendimento em favor de uma engenharia global”, afirmou José Tadeu da Silva, informando que uma proposta semelhante de integração e mobilidade, com plena reciprocidade, deverá ser firmada em breve com Portugal.

Momento da assinatura da petição pública contra a corrupção no país

“Assim, de forma simbólica, poderemos exercer a profissão em toda a comunidade europeia. O mesmo aqui, com os portugueses. É simbólico, mas vamos trabalhar para que realmente a gente consiga dar esse passo, vamos cumprir toda a legislação, mas temos que dar esses passos simbólicos”, disse, informando que o documento assinado por todos os participantes e a ser encaminhado às suas respectivas entidades, também estaria anexado à reunião da Upadi, da qual também é presidente. “Vai ser levado para as bases para dar encaminhamento a esta caminhada que nós assumimos o  desafio de fazer”.

Anticorrupção e exemplo

Durante a cerimônia de assinatura do memorando, o presidente José Tadeu da Silva fez questão de assinar e convocar os demais participantes a assinar a petição pública, elaborada por iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), sugerindo medidas contra a corrupção no país. ”Estamos entrando nesse movimento que ganhou o apoio do Colégio de Presidentes em Alagoas, em agosto, e agora o plenário também aprovou a participação do Sistema. Trata-se de um movimento da sociedade brasileira contra a corrupção. Não podemos conviver com o país dessa forma”, afirmou.

Em outro comentário anterior à assinatura do memorando em prol da engenharia global, e que serve para contrabalançar o “mar de incerteza” do cenário econômico atual, o presidente do Confea exemplificou, por meio da participação do engenheiro agrícola Joab Leite, no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), a importância de continuar acreditando na juventude do país. “Joab exemplifica um fato concreto, um cidadão que vendeu parte de sua propriedade, três bodes, para poder vir na Soea. Quando a pessoa quer, ela alcança bons resultados”.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea