Com novidades, Terça no Crea apresenta duas palestras em auditório do Conselho

O Terça no Crea desta semana veio com novidades, ainda em atenção as festividades de 3 anos do projeto. Na noite de ontem (19), no auditório do Conselho, em comemoração ao Mês da Mulher, a policial militar Elaine Cecília dos Santos, trouxe o tema “Todos na Luta Contra a Violência às Mulheres”, num bate-papo de reflexões e questionamentos sobre o papel que cada um possui dentro da sociedade e o compromisso que todos precisam ter nesse debate.

Num segundo momento, o escritor e professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Flávio Augusto Settimi Sohler, palestrou sobre a Gestão de Projetos e Riscos aplicados à Empreendimentos de Engenharia.

Trazendo um breve histórico sobre a origem do gerenciamento de projetos, o professor explicou que o movimento surgiu há várias décadas atrás, de iniciativas como o Project Management Institute (PMI) e o International Project Management Association (IPMA), nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente. Atualmente, estão distribuídos em diversos países do mundo, através dos capítulos do PMI e das associações do IPMA.

O Instituto e a Associação foram criados por profissionais que desejavam ter uma maior organização, planejamento e controle de seus projetos nos mais variados segmentos da atividade empresarial.

Particularmente no ramo da engenharia, o Gerenciamento de Projetos começou a ser difundido vários anos após a criação dessas entidades. Já a Gestão de Riscos passou a ser mais difundida após 2014, depois de baixada determinação do TCU para que toda a empresa, seja ela uma autarquia federal ou estatal, precisaria apresentar gestão de risco em seu quadro de projetos.

Segundo Flávio, uma “auditoria” no cronograma é sempre o melhor método para se identificar falhas ou melhorias, num plano de gerenciamento de riscos. “Qualquer projeto que preze pela sua seriedade, precisa ter um plano de gerenciamento de riscos e um plano de investimentos. São considerados requisitos básicos para o bom desempenho de um projeto”, concluiu.

Ao final do encontro, o palestrante sorteou 3 livros de sua autoria, e foram distribuídos pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) vouchers com desconto de 30% para matrícula em alguns cursos, ao público presente.