Crea-PE

Comissão de Ética Profissional

Ética profissional é o conjunto de normas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Ser ético é proceder bem. É não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Muito mais que caráter, ter ética profissional é cumprir com todas as atividades profissionais, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. Ser ético é colocar os produtos e serviços da Engenharia e da Agronomia com toda qualidade possível para a sociedade civil.

 

É importante lembrar que Ética e Ética Profissional diferem nas suas conceituações. Enquanto a primeira, é o ramo da filosofia que busca indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade, a Ética Profissional na filosofia moral contemporânea é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito. Em suma, a ética determina o que pode ou não ser feito no desempenho da sua atividade profissional.

 

Código de Ética no Sistema Confea/Crea

 

Em 1957, por meio da Resolução nº 114, o Conselho Federal aprovou o primeiro Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agrimensura. Mais tarde, por determinação expressa da Lei nº 5.194/66, em 30 de setembro de 1971, o Plenário do Conselho Federal adota, por meio da Resolução nº 205/71, Código de Ética Profissional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, concebido a partir da contribuição das Entidades de Classe que formam o Sistema Confea/Crea.

Composição

Titulares

Engenheiro Civil/Seg do Trabalho Luiz Gonzaga Guedes da Silva;
Engenheiro Eletricista Urbano Possidônio de Carvalho Júnior;
Engenheiro Florestal Nielsen Christianni Gomes da Silva (coordenador).

 

Suplentes
Engenheira de Pesca Cláudia Fernanda da Fonseca Oliveira;
Engenheiro Civil Frederico de Vasconcelos Brennand;
Engenheiro de Produção Marcílio José Bezerra Cunha.

Fale Conosco

Secretária administrativa da Comissão – Osani Tavares
E-mail: osani@creape.org.br
Telefone: 3423.4383 ramal (261)

Código de Ética Profissional
Vídeos

Em construção

Censuras públicas

Em construção

Pular para o conteúdo