Contecc traz nomes internacionais à 71ª Soea

conteccA novidade na programação da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia deste ano é a primeira edição do Congresso Técnico e Científico (Contecc), que trará para sua estreia grandes nomes nacionais e internacionais para subsidiar os debates. Na manhã do dia 13 de agosto, participando da mesa redonda “Educação aberta, flexível e a distância: desafios, oportunidades e futuro na formação do engenheiro e prática da engenharia global”, estarão o professor Uriel Cukierman, da Universidade de Palermo (Argentina), o chefe da divisão de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Cláudio Jorge Pinto Alves, o presidente da WAAS (World Academy of Art and Sciences), Heitor Gurgulino de Souza, além do conselheiro Nacional de Educação (CNE/Ministério da Educação), Luiz Roberto Curi. O debate terá como moderador o conselheiro federal de Engenharia e Agronomia Daniel Salati.

Já no dia seguinte, a mesa redonda abordará as mudanças na formação do engenheiro na Sociedade do Conhecimento e Inovação. Como palestrante principal, estará a professora Lueny Morell, da New Engineering University do Vale do Silício (EUA). Na mesa debatedora, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, José Edilson de Amorim, o gerente de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Luiz Gustavo Delmont, e o presidente da WAAS (World Academy of Art and Sciences), Heitor Gurgulino de Souza, debaterão, adicionando suas experiências profissionais ao conteúdo da palestra. Os debates serão moderados pelo reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimateia Dantas Lopes.

No último dia de Congresso, na manhã da sexta-feira, o professor Ramiro Jordan, da Universidade do Novo México (USA), abrirá os debates da mesa “Engenheiro diante da informatização, robotização e construção de infraestrutura moderna da sociedade”. Jordan será seguido pelas considerações de Evandro Curvelo Hora, diretor da Tempest Security Intelligence, do representante do Instituto Tecnológico Vale (ITV) Sandoval Carneiro Jr. e do conselheiro federal Francisco Ladaga. Os debates do último dia de Congresso serão mediados pela conselheira federal Ana Constantina Sarmento.

O Contecc passou os últimos meses colhendo e avaliando projetos de inovação, acadêmicos e projetos práticos, enviados por profissionais e estudantes. De acordo com a organização do Contecc, foram recebidos 280 trabalhos de Agronomia, 112 de Engenharia Civil, 67 de Engenharia Elétrica e 58 de Engenharia Química. Engenharia Mecânica, Geologia, Agrimensura e projetos de Educação e do Sistema Confea/Crea totalizam 46 inscritos. Entre os trabalhos vencedores, está um que aproveita as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar como matéria-prima alternativa na composição de concretos sustentáveis.

Da equipe de Comunicação do Confea