CREA e Mútua apoiam o III Fórum de Líderes pela Sustentabilidade

Da esquerda para direita: Alzira Monteiro, coordenadora de marketing da Tambaú Alimentos; João Luiz da Silva, secretário turismo, desenvolvimento econômico, e tecnologia de Olinda; Augusto Nogueira, diretor geral da Mútua PE; Professor Lupércio, prefeito da cidade de Olinda; Evandro Alencar, presidente do CREA-PE e Bruno Schwambach, secretário de desenvolvimento sustentável e meio ambiente do Recife.

Realizado nos dias 11 e 12, o III Fórum de Líderes pela Sustentabilidade reuniu palestrantes de diversos segmentos para discutir temas como empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes e humanas que são de extrema relevância para nossa sociedade e propiciou um intercâmbio de ideias e discussões que inspiram e motivam pela sustentabilidade e fomentam uma rede colaborativa.

O evento, que ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco e contou com o apoio do CREA-PE e da Mútua, teve início com um mini curso sobre Marketing Sustentável e Impacto Positivo, apresentado pelo Rafa Mattos, protagonista do movimento “Plante Amor, Colha o Bem” e por Pedro Verda, empreendedor da Verda Impacto Positivo. Participaram do curso representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, a jornalista e publicitária Vivianne Guimarães, gerente de Políticas Institucionais do CREA e Natacha Vasconcelos, chefe do Setor de Marketing.

A abertura do evento contou com a participação do engenheiro civil Evandro Alencar, presidente do CREA-PE e do engenheiro de pesca Augusto José Nogueira, diretor geral da Mútua, caixa de assistência aos profissionais do CREA. Evandro Alencar ressaltou a importância da discussão de dois temas tão importantes: líderes e sustentabilidade. Ratificou que o CREA-PE quer participar deste caminho e contribuir para que tenhamos um mundo ecologicamente correto e viável, e socialmente justo.

Ao longo dos dois dias de fórum, vários painéis aconteceram, destacando-se o painel sobre Construções Sustentáveis trazido pelo Sérgio Maffioletti, representante do Grupo JCPM que apresentou projetos do Shopping Riomar de Recife e Fortaleza, baseado na arquitetura bioclimática, que leva em consideração características locais onde as edificações foram construídas, usando tecnologias baseadas na aplicação correta de elementos que aproveitem o clima do local e garantam o conforto. Maffioletti citou vários exemplos do “case” da construção do Shopping Riomar de Fortaleza, como o estudo geométrico dos ventos, a concepção de iluminação natural, o estudo geométrico de insolação que estudou o comportamento do sol sob a edificação ao longo do dia, entre outras.

Outro palestrante que contribuiu para o tema foi Maurício Guerra da Secretaria do Meio Ambiente do Recife, que apresentou vários dados sobre os impactos ambientais na cidade do Recife, que é considerada uma das 16 cidades mais vulneráveis aos efeitos climáticos. Guerra ressaltou como o Recife já está sofrendo com as mudanças de clima e citou como exemplo as rajadas de ventos ocorridas na cidade nos últimos dias e que causaram diversos transtornos e prejuízos com quedas de árvores, por exemplo. Ressaltou como a construção civil é uma das maiores emissoras de GEE (Gases do Efeito Estufa) e, também, responsável por mais de 50% da geração de resíduos.

E para fechar o tema sobre Construções Sustentáveis, Felipe Coelho, assessor de Sustentabilidade do Sinduscon, mostrou que é possível sim, construir de forma sustentável. Coelho apresentou o “case” sobre Gestão dos Resíduos Sólidos na Construção de Demolição na obra do Shopping Camará, em Camaragibe, onde a reutilização de 100% dos resíduos provenientes da demolição de antigos galpões não históricos do empreendimento através do sistema de britagem, foi equivalente a 3.000 caminhões que deixaram de circular pelas ruas, uma economia de R$ 1.141.920,17, além de ter contribuído com a inclusão social e geração de renda para cooperativa de catadores de Camaragibe. Outras iniciativas sustentáveis chamam a atenção para a obra: o projeto de pesquisa e desenvolvimento de energia através de restos de alimentos, podação e lodo da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e a redução de consumo da água potável que representa apenas 28% do total consumido na obra.

Por fim, vale ressaltar que um dos pontos mais citados em todos os painéis realizados no fórum foi a comunicação, que é considerada um vetor fundamental para engajamento em prol da sustentabilidade nas empresas e na sociedade em geral.

Augusto Nogueira, diretor Mútua PE; Gabriela Amorim e Ítalo Leal, da LpS e Evandro Alencar, presidente CREA-PE
Evandro Alencar, presidente do CREA-PE
Da esquerda para direita: Natacha Vasconcelos, chefe do setor de marketing do CREA-PE; Augusto Nogueira, diretor Mútua PE; Ítalo Leal, diretor executivo da LpS; Evandro Alencar, presidente do CREA-PE e Vivianne Guimarães, gerente de políticas institucionais do CREA-PE.
Da esquerda para direita: Caio Felipe, Crea Jr PE; Augusto Nogueira, Mútua; Evandro Alencar, CREA-PE e Rafael Vasco, Crea Jr PE.