Crea Junior PE participa de 10º Fórum Jovem e conhece nova logomarca do Programa

DSCF6625 A estreia da participação dos integrantes do Crea Júnior do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) na 72ᵃ Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontece até a sexta-feira (18), no Centro de Eventos Fortaleza, se deu, na tarde da quarta-feira (16), com a abertura do 10ᵒ Fórum Jovem.

No encontro, que reuniu estudantes das áreas tecnológicas de vários estados do País, oDSCF6629 presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, o coordenador adjunto da Comissão Especial do Crea Júnior de Pernambuco, José Carlos Pacheco, a assessora de Projetos Especiais, Nadja Muniz, e a coordenadora e coordenadora adjunta do Crea Júnior PE,  Bárbara Alcântara e Letícia Santos, respectivamente, junto com uma delegação composta por mais 11 representantes de cursos do programa pernambucano, participaram das discussões em torno do fortalecimento e padronização do Programa Crea Júnior, com a apresentação da logomarca que será a nova identidade visual do programa, e a oxigenação do Sistema Confea/Crea e Mútua.

DSCF6628

Na abertura oficial do fórum, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, pediu maior envolvimento da juventude. “Vocês são o futuro do Sistema, o futuro do Brasil”, frisou. O coordenador nacional do Crea Júnior, Ari Paixão Borges, citou a importância do aprendizado adquirido com o Programa e a responsabilidade de engrandecer e tornar mais interessante o Sistema. O presidente do Crea-CE, Victor Pinto, espera que as decisões tomadas no fórum sejam fundamentais para o engrandecimento do Crea-Júnior. “Devemos voltar nossa atenção para a juventude, que será o Sistema amanhã”, observa.

Nova logomarca

logo_creajr.1Apresentada pela assessora de Relações Institucionais do Crea-SC, Caroline Burtet, a nova identidade visual do Programa Crea Júnior foi eleita por meio de enquete realizada durante 15 dias. Concorrendo com outras 19 propostas, a logomarca conquistou 2.137 votos, 40% da votação total, que alcançou a marca de 5 mil votos. “Nosso conceito valorizou, principalmente, a aproximação dos estudantes à realidade do Conselho. A logomarca abarca duas frentes de conceitos: a solidez, experiência e credibilidade do Sistema com o dinamismo, vigor e inovação dos estudantes”, justifica, destacando que o manual de identidade visual estará disponível no site do Confea.

A responsável pela criação da peça que será utilizada pelos Programas Crea Júnior de todo o País foi a designer gráfico Larissa Pavan, do Crea-SC,  juntamente com o estagiário Pedro Machado. Pavan explica que a logo foi criada há quatro anos e, com a oportunidade da enquete, ela foi aprimorada. A designer explica que a tipologia do Crea foi mantida e acrescentou-se o Júnior, que tem um traço mais leve, descontraído, inclusive na cor.

A nova logomarca servirá para padronizar a identidade visual em todo o Brasil pelos diversos fóruns regionais que representam os estudantes e profissionais recém-formados dos cursos ligados ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

Palestras

Os participantes do Fórum Jovem ainda prestigiaram as palestras “Carreira: a responsabilidade e missão dos jovens na atualidade”, ministrada pela membro do Corpo Docente da Escola de Coach Express, Raquel de Souza Coelho; “Energia Nuclear no Mundo e no Brasil”, apresentada pelo professor Gunter de Moura Angelkorte, e ainda se inteiraram sobre as atividades e composição do Colégio de Presidentes, por meio da explanação feita pelo presidente do colegiado e gestor do Crea-BA, Marco Antonio Amigo.

Comissão Temática

A padronização da logomarca do Crea Júnior é uma das várias iniciativas apresentadas pela Comissão Temática Novo Engenheiro, que foi instituída pela Decisão Plenária nº 2207/2014, com objetivo de direcionar, unificar e padronizar ações relativas dos programas do Crea Júnior/Jovem no que diz respeito às atividades do Sistema Confea/Crea. Além de conselheiros federais, compõem a comissão cinco representantes regionais dos Creas Juniores. A criação da Comissão foi fruto do trabalho do GT Novos Profissionais, que atuou durante 2014.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE