Crea na Estrada discute temas importantes e lota auditório da AESA em Arcoverde

A 15ª edição do Crea na Estrada, projeto do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) que tem como objetivo capacitar, treinar e realizar iniciativas de valorização para os profissionais do Interior do Estado, se consagrando como mais uma ação para levar aos profissionais do interior os benefícios e projetos da Gestão do presidente Evandro Alencar, aconteceu na última sexta-feira (12), na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), com auditório lotado.

Fizeram parte da composição da mesa dos trabalhos, o presidente Evandro Alencar, o coordenador do curso de bacharelado em Engenharia Civil da AESA, Milton Barros, o conselheiro e coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR), do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), André Lopes e, o inspetor Secretário de Arcoverde, Erivaldo Nascimento.

Na abertura do evento, o presidente Evandro Alencar falou sobre o Sistema Confea/ Crea e Mútua, prestou mais explicações sobre o objetivo e números do Projeto Crea na Estrada passando a palavra para o professor Milton Barros. O anfitrião falou da satisfação em receber na autarquia, evento do Crea-PE e a importância de mais esclarecimentos sobre o funcionamento do Conselho para os estudantes, futuros profissionais.

O Conselheiro André Lopes aproveitou a oportunidade para falar sobre o CEP e encontros regionais, sobre a importância do Congresso para a melhoria de todo o Sistema e, principalmente, sobre a importância da participação dos profissionais do município na etapa que acontecerá no dia 13 de julho.

Gestão de Pessoas em Obras foi tema da primeira palestra feita pelo bacharel em Administração, José Marcílio Oliveira da Silva Filho. Para discorrer sobre o assunto, o palestrante abordou o panorama da Engenharia Civil, ferramentas que auxiliam na gestão, excelência, liderança e motivação, pirâmide das necessidades e, finalmente, sobre a jornada para a excelência.

A segunda palestra, feita pelo engenheiro civil José Luis de Oliveira Silva, esclareceu procedimentos para obtenção de financiamento de obras sob gestão da Caixa Econômica Federal (CEF), ressaltando os de natureza de mercado (empreendimento e individual). Tratou ainda de apoio à produção do Programa Minha Casa Minha Vida, feito com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Nos mesmos moldes, a instituição financeira, aloca recursos para empreendimentos concluídos ou em finalização também com recursos do FGTS ou do SBPE, dependendo do caso.