Crea-PE

Crea-PE apoia projeto com obras inéditas do artista pernambucano Carlos Fernando

Álbum será lançado em 2026 e trará parceria com nomes como Geraldo Azevedo e Flaira Ferro

A Engenharia pernambucana apoia ações de fomento à cultura no Estado. O Crea-PE vai contribuir, institucionalmente, com a concretização do projeto “O Metafrevo nas Asas de Carlos Fernando”, que homenageia a obra do compositor e produtor musical pernambucano Carlos Fernando (1938-2013). A iniciativa é liderada pelo engenheiro civil e produtor musical Flávio Domingues, em parceria com o jornalista Ítalo Rocha e o também produtor Cleodon Valença.

Em agosto, o projeto Metafrevo nas Asas de Carlos Fernando foi habilitado pelo edital do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife, que permite a empresas incentivadoras destinarem parte do Imposto sobre Serviço (ISS) a iniciativas culturais. O Crea-PE atuará na divulgação da iniciativa junto às empresas de engenharia do Estado, ampliando o alcance e visibilidade do projeto.

O trabalho tem o objetivo de destacar a importância de Carlos Fernando para o frevo e para a identidade musical de Pernambuco. O projeto prevê o lançamento, em 2026, de um disco com nove composições inéditas do artista, em colaboração com Geraldo Amaral e Geraldo Azevedo. O álbum reunirá tanto artistas consagrados, como representantes da nova cena musical pernambucana. Dentre os nomes convidados estão César Michilles, Juliano Holanda, Flaira Ferro, Maestro Forró, Isadora Melo, Isabela Moraes, Maestro Spok, Almério, Martins, Juba, Geraldo Maia, Mayara Pera e PC Silva, Cláudio Almeida, entre outros.

O presidente do Conselho, Adriano Lucena, caracterizou a iniciativa como um justo reconhecimento à memória e ao legado de Carlos Fernando. “O Crea-PE compreende a importância da valorização dos nossos artistas. Estamos próximos da sociedade por meio de várias ações ligadas às engenharias, à agronomia e às geociências, mas também através do apoio a projetos como esse, que enaltecem a nossa cultura ”, afirmou.

Flávio Domingues destacou que a ideia é valorizar a memória e a contribuição de Carlos Fernando, autor de sucessos como “Banho de Cheiro” e “Noites Olindenses”. Ele informou que o compositor deixou um legado essencial para a música pernambucana, ao unir o frevo e a MPB em projetos marcantes, como “Asas da América” e “Recifrevoé”.

“Fui sócio de Carlos Fernando e produzi seis discos com ele. Por isso, convidei amigos para colaborar nessa produção, que será um trabalho coletivo em homenagem a sua história. Além de Ítalo e Cleodon, um grande grupo de amigos vêm trabalhando para preservar essa memória”, afirmou o engenheiro civil. Flávio lembrou ainda que já foram escritos dois livros de memórias e criado um bloco carnavalesco, o Jovem Charles, em homenagem ao compositor.

Pular para o conteúdo