Crea-PE

CREA-PE celebra Dia do Engenheiro Aeronáutico

A Engenharia Aeronáutica é o setor responsável pelo desenvolvimento e manutenção das tecnologias empregadas na construção e operação de helicópteros, aeronaves e outros veículos que cruzam os ares. O engenheiro aeronáutico é o profissional formado nessa ciência, e é ele o responsável pelo desenho de aviões e foguetes, por exemplo.

A este engenheiro cabe escolher os materiais utilizados na construção de aeronaves, a supervisão e realização de testes que garantem o seu funcionamento correto. Também cabe a ele a criação e implementação dos sistemas de navegabilidade que ajudam essas aeronaves a funcionar. Além de instrumentos de controle e automação que tornam o dia a dia dos pilotos mais fácil.

Assim como nos demais cursos de Engenharia, o candidato passa por um ciclo de formação básico que dura, em média, dois anos e depois tem aulas das disciplinas específicas da sua área de atuação. Esses profissionais têm bastante conhecimento sobre aerodinâmica, estrutura de turbinas e motores, aulas de mecânica de voo e estruturas aeroespaciais, além de aprender um pouco mais sobre combustíveis e design.

A indústria aeronáutica brasileira é um mercado que movimenta bilhões e a produção e comercialização de aeronaves segue em alta. O engenheiro graduado nesta área encontra muitas possibilidades de atuação no mercado, desde a construção de novos aviões até a manutenção daqueles que já estão voando. Existem ainda oportunidades de trabalho em pesquisa e na carreira militar, em que o profissional terá a oportunidade de atuar junto à Força Aérea Brasileira.

A Engenharia Espacial é um dos campos de atuação em que o engenheiro aeronáutico pode atuar. O engenheiro espacial constrói foguetes e satélites no lugar de naves, drones e motores para aviões. É ele o responsável pelo design, funcionamento e construção das estruturas que levarão robôs, câmeras e homens a outros lados de nossa galáxia.

Pular para o conteúdo