Crea-PE e Senai celebrarão convênio de parceria

SENAINa manhã desta segunda-feira (23), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, realizou mais uma reunião com o objetivo de promover a reaproximação institucional do Crea-PE e estabelecer parcerias. Desta vez, Evandro Alencar recebeu cinco representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O diretor Regional, Sérgio Gaudêncio Portela de Melo, a gerente de Inovação e Tecnologia e Inovação, Carla Abigail Araújo, a diretora Técnica, Ana Cristina Dias, e a consultora de Empresas, Aline Ciarlini, se colocaram à disposição para trabalharem juntamente com o Crea-PE em parcerias que possam promover uma maior interação entre os dois segmentos.

Na oportunidade, o presidente do Crea-PE falou do interesse de trazer os técnicos formados pelo Senai para dentro do Conselho. “Temos conhecimento que a grande parte dos egressos, exceto os aprovados em concursos públicos, não procuram o Crea-PE para fazerem os registros profissionais. É necessário fazê-los entender que, até se registrarem no Conselho, eles são “bacharéis” e, só depois de registrados são, efetivamente, técnicos prontos para ocuparem seus lugares no mercado de trabalho”, explicou Evandro.

Outro assunto discutido foi sobre o curso de Gestor de Processos Industriais (GPI) em Gesso. Promovido em Araripina (PE), em caráter experimental, o curso não foi incluído no Catálogo Nacional do Serviço de Aprendizagem e, portanto, não é possível registrar, no Crea-PE, os formandos das três turmas que concluíram o curso. Sobre a questão, a assessora Jurídica do Crea-PE, Natália Amorim, explicou que será encaminhada consulta ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), para que se manifeste quanto à possibilidade de criar mecanismo legal que viabilize o registro dos egressos. De antemão, a advogada já adiantou que, de acordo com análise da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química (CEEMMQ), a solicitação de registro é legítima.

De acordo com o diretor Regional, Sérgio Gaudêncio Portela de Melo, o Senai promoverá três cursos de graduação nos próximos anos que envolvem as áreas automotiva, de meio ambiente e inovação tecnológica.

Dentro das possíveis parcerias que poderão ser firmadas entre o Crea-PE e o Senai, o presidente sugeriu que, no momento da execução das obras que estão previstas para abrigarem esses cursos, o Crea-PE seja informado para que possa enviar agente fiscal que poderá verificar se todas as questões relativas à regularização junto ao Crea estão de conformidade com o que determina a legislação do Sistema Confea/Crea.

No que se refere à troca de informações sobre o papel do Crea-PE, por meio de palestras, o gerente de Fiscalização e Processos (GFP), Fábio Virgínio, sugeriu que o contato deixasse de ser feito apenas com os alunos, como tem sido feito até agora, e incluísse também os professores já que, esses seriam os multiplicadores de informações quanto à importância e as funções do conselho profissional.

Para ilustrar melhor a importância dos alunos saberem o que é e como funciona o Crea-PE antes mesmo de se tornarem profissionais, o presidente deu explicações ao grupo sobre o Programa Crea Júnior Pernambuco.

Feliz pelo convite, o diretor Regional, Sérgio Gaudêncio Portela de Melo, disse ter sido essa a primeira vez que foi convidado pelo Crea-PE para uma conversa e ,agradecido, se colocou à disposição para firmar parcerias que sejam importantes para os profissionais e para os dois órgãos.

O presidente agradeceu a presença de todos e solicitou verificar a viabilidade da palestra com os professores acorrer ainda este ano.

Por parte do Crea-PE participaram também do encontro, o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, a assessora Jurídica, Natália Amorim, gerente de Fiscalização e Processos, Fábio Virgínio, e o assessor de Políticas Institucionais, Cristiano Silva.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE