Crea-PE

Há 40 anos, era inaugurado o prédio que hoje abriga o Conselho e a data, celebrada na última terça-feira (29) foi marcada com este evento da tarde desta quarta-feira (30)

A tarde desta quarta-feira (30) foi de emoção e reconhecimento aos colaboradores e ex-conselheiros que contribuíram para estes 40 anos do prédio da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, comemorados na última terça-feira (29). Foi realizada uma cerimônia de entrega de placas a 10 colaboradores e 10 ex-conselheiros que, no desempenho de suas funções, contribuíram para esse importante e histórico momento do Conselho.

O evento aconteceu no auditório da sede do Conselho. A mesa da cerimônia foi presidida pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena e composta pelo representante dos conselheiros homenageados, o geólogo Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, e pelo colaborador mais antigo contratado do Conselho, Antão Batista da Silva. “Agradeço a deferência de ser chamado para essa homenagem”, disse o geólogo Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, conselheiro e vice-presidente do Crea na época da inauguração do prédio.

Ele confessou pouco lembrar da mudança em si da sede que ficava na Estrada do Arraial, quando ele começou de fato a ser conselheiro. Mas ele afirmou recordar-se que do cenário político da época, quando o Brasil voltava a respirar os ares da democracia, com a proximidade do fim da ditadura militar.

“Estou muito emocionado. Gratidão. Agradeço ser chamado aqui para ser homenageado. São 48 anos de Crea. Essa é a terceira placa que recebo. Recebi uma em 2009, nos meus 35 anos, em 2019 e agora. Espero receber a dos 50 anos”, programou Antão Batista da Silva.

Adriano Lucena classificou a tarde de histórica. “Imagine o que é a gente comemorar quatro décadas deste local. Nesta data, devemos fazer uma reflexão do que era esse espaço em 1982 e do que é esse espaço hoje e do que será esse espaço no futuro. Que essa instituição possa demorar muitos e muitos anos tendo um papel democrático, social, econômico, mas acima de tudo, um papel que faça a defesa da sociedade naquilo que é mais primordial, a técnica, da engenharia, da agronomia e da geociência”, celebrou Lucena na sua fala.

O presidente do Crea-Pe foi além e lembrou da importância da entidade para a construção de uma sociedade justa e igualitária. “Nós não podemos abrir mão desse espaço, desse debate”, reforçou Lucena, emendando: “Esse ano de eleição, então esse Conselho, essa instituição tem o dever de entregar aos candidatos o compromisso da engenharia e aí passa a universidade, as câmaras, o CTP (Comitê Tecnológico Permanente), o Programa da Mulher para que a gente possa entregar aquilo que nós desejamos que é a engenharia transformando a vida das pessoas, com o saneamento, com edificações dignas e sustentáveis, com mobilidade do ir e vir”.

Lucena ainda questionou: “Será que o nosso prédio hoje a gente tem esse espaço de reuso da água e de energia limpa? Tudo isso a gente tem que se questionar para que a gente possa fazer essas modificações de forma plural, com abrangência e participação de todos.”

O evento seguiu com a entrega das placas. Lucena entregou os colaboradores Antão Batista da Silva, Clóvis Bandeira Gondim e Maria Alice Pereira. Depois foi a vez da vice-presidente do Crea, Giani Camara, entregar a placa aos colaboradores Ralf da Silva Lima e Rita Vanderlei Paes. Em seguida, o superintendente técnico do Crea Nielsen Christianni fez a entrega aos colaboradores Maria Aparecida Sampaio Furtado, Maria de Lourdes da Silva e Marcos André Domingues da Silva.

A entrega da placa aos ex-conselheiros foi feita por Adriano Lucena a Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho e a Antônio Carlos Maranhão de Aguiar. Giani Camara fez a homenagem a Mário de Oliveira Antonino e Murillo Bastos Monteiro. Já Nielsen Christianni entregou a Henrique Marques Lins e Ricardo Cavalcanti Brennand.

Quando foi franqueada a palavra aos homenageados, Maria Alice Pereira agradeceu a escolha do seu nome e destacou que, como funcionária da casa, tinha o papel de trabalhar e colaborar com o gestor que estivesse à frente do Conselho. “Trabalhar para o crescimento da sociedade”, ressaltou. Ainda na cerimônia, teve espaço para uma homenagem póstuma à colaboradora Arlete Franco Belo, a mais antiga funcionária do Crea Pernambuco, tendo entrado para o corpo funcional do Crea no ano de 1948 e falecido ano passado. Encerrado o evento, os participantes foram convidados para fazer um lanche no hall do prédio.

Veja a lista completa dos homenageados no evento desta quarta-feira:

Colaboradores:
Ana Rita Costa Lima Falcão
Antão Batista da Silva
Clóvis Bandeira Gondim
Maria Alice Pereira
Maria Aparecida Sampaio Furtado
Maria de Lourdes da Silva
Maria de Fátima Tibúrcio
Marcos André Domingues da Silva
Ralf da Silva Lima
Rita Vanderlei Paes Barreto

Ex-conselheiros:
Alarico Antônio Frota Mont’Alverne
Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho
Antônio Carlos Maranhão de Aguiar
Henrique Marques Lins
José Artur de Barros Padilha
Marcos Antônio Muniz Maciel
Mário de Oliveira Antonino
Murillo Bastos Monteiro
Ricardo Cavalcanti Brennand
Walter Duarte Costa

Pular para o conteúdo