Crea-PE inicia planejamento da FPI do Carnaval 2015

DSCF3112Com a proximidade do Carnaval, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), deu início, na manhã desta quinta-feira (15), aos trabalhos que antecedem à Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), onde, juntamente com outros órgãos, realiza uma série de fiscalizações nos equipamentos públicos moveis e fixos, clubes, trios elétricos e outros utilizados nos Polos de Carnaval da Região Metropolitana e do Interior do Estado, com o objetivo de garantir a segurança da população que participa da festividade.
O pontapé inicial foi dado com a realização da primeira reunião para definição dos próximos passos a serem dados por todos os órgãos que, sob a coordenação do Crea-PE, atuam na fiscalização. Também no encontro foi feita a apresentação aos representantes dos órgãos que participam da FPI do novo presidente do Conselho, Evandro Alencar, do chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos e do superintendente, Luiz Libonati.

DSCF3115Durante a reunião foi observada à necessidade de se elaborar documento contendo orientações que deverão ser acatadas por todos os órgãos responsáveis pela promoção de eventos como Carnaval, São João, Semana Santa e Festa de Fim de Ano. No entanto, em virtude da proximidade do carnaval, esse documento deverá contemplar os trabalhos de fiscalizações a partir do São João. Também foi observada a necessidade de uma participação mais efetiva dos representantes da Secretaria de Controle Urbano e Mobilidade (Secom) e do Ministério Público que, por força de lei têm poder de interdição.

Concordando com as razões discutidas pelo grupo para que essas parcerias aconteçam de forma mais constante contribuindo para o fortalecimento das ações da FPI, o presidente Evandro Alencar concordou com as sugestões do grupo. “Entendemos que a participação desses órgãos deva acontecer de modo a fortalecer e viabilizar as ações que o grupo entender que são necessárias para que possamos salvaguardar a segurança da população e, para tanto, iremos enviar ofício solicitando a presença desses representantes”, garantiu o presidente.

Por fim, o Gerente da Fiscalização do Crea-PE, Romildo Cavalcanti informou ao grupo que irá traçDSCF3117ar os próximos direcionamentos e objetivos da FPI para que no próximo encontro, com data a ser marcada, possam definir o calendário das Fiscalizações Preventivas Integradas do Carnaval de 2015.

Participaram da reunião desta quinta-feira representantes do Corpo de Bombeiros, Iphan, Vigilância Sanitária, Polícia Militar de Pernambuco, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Prefeitura Municipal de Olinda, Celpe, Defesa Civil do Recife e Embratel, além da chefe da Fiscalização, Daniele Castro, e dos fiscais do Crea-PE, Luciano de Lima e Emerson Dizeu.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE