Crea-PE

Crea-PE parabeniza os habitantes de Salgueiro pelos 155 anos da cidade

Salgueiro, município brasileiro do Interior do Estado de Pernambuco, Região Nordeste do País. Localizado no Sertão pernambucano está distante da capital, Recife, 513 km.  Possui extensão territorial de 1 733,7 km², sendo 6,75 km² em perímetro urbano, completa, hoje, 23 de dezembro, 155 anos de fundação.

A temperatura média do município é de 24,2 °C, tendo a Caatinga como sua vegetação original e predominante. Com aproximadamente 80,7 % da população vivendo na área urbana, Salgueiro dispunha, no ano de 2009, de 52 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,669, considerado médio em relação ao valor estadual.  A indústria destaca-se como a principal geradora de renda para o município.

A região onde o município se localiza foi habitada originalmente pelos índios Cariris, sendo, posteriormente, ocupada por habitantes oriundos da região sul do estado do Ceará, atraídos pela abundância e pela fertilidade dos solos. Em 1835, Manuel de Sá Araújo cumpre a promessa a Santo Antônio dedicando-lhe uma capela. A construção da capela foi feito no ano seguinte ao reaparecimento do filho sumido do fazendeiro, o qual havia desaparecido das terras do seu pai, passando três dias perdido na Caatinga, sendo encontrado em baixo de um Salgueiro brincando. Os trabalhadores que ergueram a capela estabeleceram algumas residências próximas, dando origem ao primeiro povoado do município.

Conhecida como a “Encruzilhada do Nordeste” por se situar na parte mais central da Região Nordeste – pode ser considerada equidistante de praticamente todas as capitais nordestinas – Salgueiro é a principal cidade da região do sertão central pernambucano, detendo, um comércio diversificado.

Pular para o conteúdo