Evento começou nessa quarta-feira (10) e segue até sexta-feira (12), e conta com o apoio do Conselho pernambucano

Integrar estudantes, profissionais e pesquisadores da área. Esta é a proposta da 1ª Jornada de Engenharia Civil e Edificações (JENCED), que começou na quarta-feira (10) e vai até a sexta-feira (12). Realizada pelo IFSertãoPE – Campus Petrolina, conta com o apoio do Crea-PE, que marcou presença na noite da abertura do evento.
A mesa de abertura contou com a presença do inspetor tesoureiro de Petrolina, Cesar Espínola, representando o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Também estiveram na mesa o presidente do Conselho Regional de Técnicos Industriais da 3ª Região, Luís Paulo de Souza; a vice-coordenadora do curso de Engenharia Civil, a vice coordenadora, Alba Valéria de Barros; o coordenador do curso de Edificações do IFSertão, Marcelo Sperotto; o diretor-geral do Campus IF Sertão, Clésio Jonas de Oliveira, além do pró-reitor, Eudis Teixeira.
A abertura do evento ainda contou com a presença do Coral Vozes do Sertão, do curso de extensão do IFPESertão, com um repertório de músicas regionais. Na sequência, houve a mesa redonda, mediada pelo professor Artidônio Araújo Filho, com o tema “O futuro da Engenharia e Edificações: desafios da formação profissional e atendimento do mercado diante das novas tecnologias”.
Na mesa redonda estavam presentes Cesar Espinola, além de Luís Paulo de Souza. O inspetor de Petrolina falou das ações dos Crea neste desafio de inserção de seus profissionais no mercado de trabalho, a exemplo das discussões e estratégias mantidas pelo Conselho junto às academias para adequar a grade curricular às necessidades do mercado. Também destacou o programa de qualificação continuada e gratuita para seus profissionais, o Crea Qualifica.
“Crescimento imobiliário em Petrolina: tendências atuais e expectativas para o futuro”, “Produção e Controle Tecnológico do concreto”, Impermeabilização em Edificações: da Fundação à Cobertura”, “Automação Inteligente de Edificações, protocolo KNX” e “Introdução às estruturas pré-fabricadas de concreto” são alguns dos temas que serão debatidos nos três dias de programação. A jornada ainda proporciona oportunidades de estabelecer redes de relacionamento profissionais e troca de experiências entre os participantes.







