Foi inaugurado o aterro sanitário na cidade de Iati, Agreste do Estado, nesta quarta-feira (09) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) foi representado no evento pelo presidente em exercício, Fernando Lapenda, que proferiu palavras sobre a importância desse sistema.
O aterro sanitário cumpre a Lei Federal nº 12.305/2010 de 02 de agosto de 2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e considera as disposições das Leis Federais nº 9.974/2000, 9.966/2000 e 11.445/2007, as normas do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS, do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, do Sistema Nacional de Metrologia, Normatilização e Qualidade Industrial – SINMETRO, das resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Abrange os municípios de Correntes, Águas Belas, Paranatama, Palmerina, Terezinha, Saloá, Brejão, além de Iati, através de convênio de cooperação técnica e financeira para gestão compartilhada dos resíduos sólidos urbanos. Os respectivos prefeitos oficializaram o funcionamento e comprometeram-se em enviar caminhões com as coletas de toneladas de lixos, além da fomentação de conscientização da população para o cuidado com o Meio Ambiente.
O evento também contou com a participação de estudantes do ensino fundamental, para palestra sobre os tipos de descartes de lixos, ministrada pelo coordenador estudantil do programa Crea Jr, Breno Lôbo.
Balança para pesagem dos caminhões com lixo